Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Secundária Ferreira Dias (Sintra)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Este ano tencionamos fazer pequenas feiras biológicas , para adquirir novos produtos hortícolas para a manutenção da horta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Após esta fase, a manutenção é feita, de um modo geral, semanalmente, regando e sachando, para arejar o solo e retirar o excesso de ervas, entre culturas.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Apesar de uma das professoras envolvidas ter participado no webinar " Compostagem nas Escolas", o processo de compostagem carece de ser apurado, com formação para os elementos envolvidos, na horta .
A Associação Zero, através do projeto "Devolver à Terra" visitou a escola e confirmou que o processo de compostagem está no bom caminho.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Relativamente ao item 15.1 é de referir que não temos uma página exclusiva da horta. A divulgação será noutras página, Prémio Infante D. Henrique , Eco-Escolas , da própria Escola.
15.1. Link para a página da horta: