Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Mais de 10 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

100m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Na Curricular e nas extracurriculares as crianças são envolvidas, de forma interdisciplinar.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

63

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são chamadas frequentemente à escola para auxiliar nos trabalhos de manutenção e revitalização da horta, nomeadamente mondar, plantar, contribuir para solucionar alguma questão, no fundo, sempre que necessário e que seja conveniente as famílias vêm à horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças gostam especialmente deste espaço. É nele que muitas vezes se dirigem para observar, contemplar e auxiliar de forma voluntária. A nossa escola está inserida num meio rural, as atividades de cultivo são, na maioria das crianças, uma prática que já vem de casa, como tal a horta é um espaço de continuidade que é muito bem-vindo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida por anos letivos e cada turma desenvolve as atividades na horta de acordo com um calendário pré definido. Existe anualmente uma turma que fica encarregue da manutenção dos espaços comuns e as restantes das áreas atribuídas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita na sua maioria com o envolvimento das famílias e das crianças, mas caso se justifique, é solicitado à Câmara Municipal apoio no sentido de auxiliar na limpeza do espaço.
Todas as crianças, adultos docentes e não docentes são mobilizados e principalmente sensibilizados para os benefícios do trabalho desenvolvido na horta, como tal é de forma quase natural e espontânea que este espaço ganha uma vida muito própria.
As famílias têm um trabalho preponderante, pois vêm ao encontro das solicitações, trazendo plantas ou sementes e partilham as suas próprias experiências, truques e sugestões. Não são utilizados produtos químicos na horta, procuramos ir ao encontro de pequenos truques ou sugestões ecológicas para ultrapassar algum contratempo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Existe uma caixa onde são colocadas as ervas daninhas recolhidas e ai permanecem até se poderem reutilizar como composto para o solo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas presentes na horta são: milho, alface, batata, cebola, couves, morangos, árvores de fruto: bananeira, anoneira, pereira, planta do kiwi, macieira.
Possuímos também um jardim com diversas plantas aromáticas onde podemos observar: alecrim, salsa, orégãos, hortelã, stevia, asclépia, caninha entre outras.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Batatas: 10kg
alfaces:3kg
couves: 4kg
milho: 2kg
cebola: 2kg
morangos:1kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São utilizados para consumo na escola. Quando a produção excede a utilização, é realizada um mercadinho e os produtos são vendidos às famílias

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A escola está situada na zona norte da ilha da Madeira. A chuva abundante é quase suficiente para regrar as plantações. Quando se verifica a necessidade de regar, existem dois baldes de grandes dimensões, que permitem recolher a água das chuvas para os espaços onde a água é necessária.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

As visitas quase diárias à horta permitem observar as culturas e a necessidade de intervenção perante determinada praga ou doença. Não se tendo verificado nenhuma situação que necessitasse intervenção. Plantamos na horta asclépias, planta que atrai a borboleta monarca, joaninhas e outros insetos cuja presença é significativa, não só a polinização mas também para o controlo de insetos menos bem vindos à horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Existe um galinheiro com galos, galinhas e patos

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira na escola:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confecção de sopas e outros pratos

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aulas na horta

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: