Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Sentem-se felizes quando vão à horta e gostam de a ir visitar quando vão para o recreio;
Promove o autocontrole e o respeito pelas plantas ao evitar pisar o espaço delas;
Adquirem conhecimentos sobre a vida das plantas e a origem de alguns do alimentos que consomem;
Nós e os pais ficamos satisfeitos com dinâmicas que valorizam a natureza;
Criamos expetativas, observando e registando os resultados a fim de podermos criar uma bela sopa quando os legumes estiverem prontos!
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A dinâmica e horário varia de sala para sala. Uns vão de manhã, durante a hora do recreio, outros à tarde depois do lanche.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fizemos a feira das sopas,dos sumos e das compotas que envolveram todas as salas da creche e pré escolar e as famílias (2 por ano). Estas iniciativas foram para angariar verbas para aquisição de materiais para a sala (consoante as necessidades de cada sala)
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Criaram-se álbuns com receitas enviadas pelos pais, que cada criança decorou e explicou aos colegas.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Durante o confinamento obrigatório as batatas, cenouras, rabanetes, alfaces, feijões, cebolas... que foram colhidas por algumas colegas mais próximas da escola, foram entregues às famílias carenciadas apoiadas pela instituição, já que não podíamos usufruir delas por estarmos em casa em teletrabalho.
15.1. Link para a página da horta: