Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Começámos em 2019

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

salas 4 e 5 anos

3.3. N.º de alunos envolvidos:

90

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

10

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

colaboraram na aquisição de regadores e sementes. Apoiam a iniciativa gostam de ver a evolução.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Promove o diálogo e o trabalho de equipa entre crianças da mesma sala e das outras salas;
Sentem-se felizes quando vão à horta e gostam de a ir visitar quando vão para o recreio;
Promove o autocontrole e o respeito pelas plantas ao evitar pisar o espaço delas;
Adquirem conhecimentos sobre a vida das plantas e a origem de alguns do alimentos que consomem;
Nós e os pais ficamos satisfeitos com dinâmicas que valorizam a natureza;
Criamos expetativas, observando e registando os resultados a fim de podermos criar uma bela sopa quando os legumes estiverem prontos!

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Ainda estamos na fase de criar a horta com pequenas sementeiras e tentamos que todos os dias um grupo pequeno de cada sala, vai semear, regar ou cuidar do que já existe.
A dinâmica e horário varia de sala para sala. Uns vão de manhã, durante a hora do recreio, outros à tarde depois do lanche.

7. Como é feita a preparação do solo?

Até agora só com pequenos sachos e as mãos de cada um. Ainda não fertilizámos. Nos anos anteriores chegámos a usar borras de café.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um espaço na ponta norte da instituição onde se juntam os restos maiores da limpeza dos terrenos. As pequenas ervas vamos deixando no espaço baldio junto à horta onde as crianças brincam

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Já temos cebolas, alhos, milho, xuxu, alfaces, bróculos, couve portuguesa, salsa,couve flor, morangos e beringelas. Temos sementes de feijão, ervilhas, favas e girassóis para plantar.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos pequenos regadores que cada criança utiliza para regar o terreno que lhe é destinado... vai variando. Por norma todos os dias se rega um pouco.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Vamos retirando os caracóis e cornucópias quando os encontramos. Já limpámos o piolho das couves com água com sabão diluído e um paninho.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Só o piolho das couves e as lagartas que comeram as folhas quase todas. No piolho usámos água e sabão... as lagartas tirámos com a mão.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Exposição de trabalhos sobre a horta

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Na horta de anos anteriores as salas dos 3,4 e 5 anos fizeram sopa, batatas fritas e saladas de tomate,alface e cenoura ralada, para comerem na instituição.
Fizemos a feira das sopas,dos sumos e das compotas que envolveram todas as salas da creche e pré escolar e as famílias (2 por ano). Estas iniciativas foram para angariar verbas para aquisição de materiais para a sala (consoante as necessidades de cada sala)

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Realizaram-se vários posters com fotos e desenhos com o ciclo de vida das plantas, com as receitas criadas... para uma exposição e criaram-se receitas escritas e com desenhos feitos pelas crianças.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

As crianças mais velhas escreveram e desenharam as receitas confecionadas.
Criaram-se álbuns com receitas enviadas pelos pais, que cada criança decorou e explicou aos colegas.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Nos anos anteriores, fez-se também o concurso dos espantalhos com material de desperdício que deliciou miúdos e graúdos.
Durante o confinamento obrigatório as batatas, cenouras, rabanetes, alfaces, feijões, cebolas... que foram colhidas por algumas colegas mais próximas da escola, foram entregues às famílias carenciadas apoiadas pela instituição, já que não podíamos usufruir delas por estarmos em casa em teletrabalho.

15.1. Link para a página da horta: