Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1 de Carvalhal (Valongo)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
2 encarregadas de Educação do Pré-escolar e 1º Ciclo, contribuíram de acordo
com a sua disponibilidade e conhecimento na área, nomeadamente, cultivo,
controlo de pragas e manutenção em pleno estado da horta.
A regularidade do seu contributo foi semanal ou mensal, de
acordo com a periocidade dos cultivos das várias plantações que se
implementaram (hortícolas, aromáticas e frutos (morangos/limões)).
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
sendo essa a pretensão da comunidade educativa.
No entanto, o impacto da horta nos alunos e na comunidade educativa,
em geral, adveio da consecução dos seguintes objetivos:
- promover situações de aprendizagens significativas, para o envolvimento e
enriquecimento global dos alunos, bem como, promover a educação ambiental
e a educação alimentar dos nossos discentes;
- desenvolver competências como a autonomia, a responsabilidade e a
sustentabilidade;
- fomentar a construção do conhecimento em contexto real;
- despertar o interesse dos alunos para o cultivo da horta;
- conhecer o processo de germinação, plantação e crescimento das plantas;
- cuidar do meio ambiente em que vivemos, preservando a natureza e os
recursos que ela nos oferece;
- consciencializar os alunos para a importância de comer alimentos saudáveis
e biológicos;
- estimular a destreza motora dos alunos;
- desenvolver a perceção visual, táctil e olfativa, usando a textura do solo, dos
cheiros e da humidade;
- degustar um alimento produzido na horta e colhido pelos próprios alunos;
- promover atividades variadas e diferenciadas, criadoras de mais aprendizagem
para toda a comunidade escolar, implementando, uma nova estratégia de ensino
que passa por criar uma sala de aulas ao ar livre.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
cada uma, sendo monitorizada pelos respetivos professores titulares, assistentes
operacionais e famílias envolvidas que repartiram as tarefas pelos alunos
intervenientes que se responsabilizaram por determinadas atividades como
a rega, cultivo, controlo de pragas e doenças, retirada de ervas daninhas,
entre outras atividades de manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
remoção de pedras e retirada de ervas, seguindo-se a mobilização
manual da terra, recorrendo a ferramentas como a enxada, com o intuito de
descompactar o mesmo. Desta forma, promoveu-se a permeabilidade
e arejamento, de modo a facilitar o desenvolvimento radicular das jovens
plantas a serem cultivadas no terreno. Para além disso, o revolvimento
do solo contribuiu para uma nova distribuição das camadas superficiais
e consequente nova e homogénea distribuição dos nutrientes necessários
ao bom desenvolvimento das plantas. Voltou-se a remover
pedras que surgiram à superfície e regularizou-se o solo, alisando o mesmo.
Por fim, colocou-se no solo a matéria orgânica obtida no processo de
compostagem, como fertilizante natural, sem nunca utilizar produtos químicos.
Durante o ano letivo, foram sendo ajustadas as necessidades de fertilização das
culturas cultivadas e solicitada a colaboração da comunidade
educativa, no sentido de auxiliarem na angariação de todo o tipo de
fertilizantes orgânicos e biológicos, como estrume de animais, inclusivamente.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Freguesia e Lipor- serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos
do Grande Porto, sendo nossos Eco conselheiros, foi disponibilizado
um compostor na Escola para o efeito. No mencionado compostor foram
colocados produtos advindos da cantina, como cascas de alimentos,
entre outros, que se reaproveitaram no processo de compostagem e
serviram para posterior adubagem da horta.
A compostagem na nossa horta foi implementada ao longo de todo o
ano letivo, num ciclo contínuo e interminável de aproveitamento e
reciclagem de todos os materiais orgânicos vegetais que foram
produzidos pela limpeza dos jardins que existem na escola, pelo asseio
da própria horta e pelos referidos restos vegetais crus utilizados na
confeção das refeições dos alunos na cozinha da cantina.
Foi, ainda, realizada no dia 25 de março uma formação no âmbito da compostagem,
prestada pela Lipor aos professores, assistentes operacionais e famílias
envolvidas. Assim como, a frequência de outras formações de interesse para o
desenvolvimento e manutenção da horta.
Ainda, consultamos o link:
https://www.valorlis.pt/media/2015/03/Guia_compostagem2009Valorlis-VersB.pdf
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface;
Cebola;
Cebolinho;
Couve roxa;
Couve-galega;
Couve portuguesa;
Rabanetes;
Feijão;
Grão-de-bico;
Beterraba;
Cenouras;
Batata;
Alho francês;
Espinafres;
Tomate;
Abóbora;
Courgette;
Girassóis;
Morangos;
Melancia;
Meloa;
Fisálias;
Limoeiro;
Figueira;
Abacateiro;
Aromáticas (salsa, hortelã, coentros, tomilho, orégãos, alecrim...)
Para melhor consociar estas culturas recorreremos à consulta do link:
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/consociacoes.pdf
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
respetivo professor titular. Acautelou-se a situação de os alunos não
o poderem fazer, pelo facto de estarem em interrupção letiva e neste caso,
uma das assistentes operacionais envolvida no projeto realizará a tarefa.
O processo de rega será realizado, sempre, nas horas do dia de menor calor,
Preferencialmente, de manhã ou ao final da tarde.
A água da chuva foi acumulada num tanque e, por meio de um
processo manual, utilizou-se regadores para o efeito.
A gestão da rega foi calendarizada, semanalmente, embora consoante as
necessidades de cada cultura, tendo em conta a máxima eficiência e eficácia da
mesma.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
a receitas caseiras como técnicas naturais de combate e prevenção, sem
prejuízo da natureza.
Para tal recorremos à consulta do "caderno de combate de pragas"
no link:
https://hortasbio.abae.pt/wp-content/uploads/2020/02/Caderno-
Combate-de-Pragas_compressed.pdf_compressed.pdf
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
reciclando os produtos e consequentemente, evitando o desperdício. Pretendeu-se
envolver as assistentes operacionais, professores e alunos intervenientes, que
participaram na confeção dos alimentos e os serviram na cantina da
escola.
A confeção de saladas com os produtos colhidos da nossa horta Bio, envolveu os alunos do pré escolar, orientados pelas educadoras. Realizaram-se 4 saladas, 1 em cada turma, a mesmas foram lavadas, temperadas na cantinas e servidas aos próprios alunos na hora do almoço;
A confeção de 1 sopa com os produtos hortícolas colhidos da nossa horta Bio, realizada pela turma do 3ºA, segundo a orientação da professora titular, também foi servida na cantina à comunidade escolar.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
consciencialização para a sustentabilidade, interesses e motivações ambientais.
Pretendeu-se envolver os professores e respetivos alunos que assistiram às aulas
lecionadas na horta.
Até ao momento, decorreram na horta aulas do 3º ano no âmbito da área curricular de estudo do meio em articulação com o processo de compostagem, relativo ao conteúdo “Características dos animais invertebrados”, promovendo a consciencialização para a sustentabilidade.
As disciplinas de inglês em articulação com português procederam à nomeação das plantações cultivadas.
Assim como, no dia 4 de maio, ocorreram aulas de matemática do 3º ano, relativas ao cálculo do perímetro da nossa horta Bio, referente ao conteúdo “Geometria e medida: perímetro de polígonos”.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
(trinta e um) Eco conselheiros e restante comunidade educativa, demonstraram-se
bastante motivados na implementação e manutenção da "Nossa Bio
Horta", como já a apelidamos, despertando a preocupação individual e coletiva
para as questões ambientais.
15.1. Link para a página da horta: