Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Estamos a iniciar o projeto.( janeiro 2022)

2. Área aproximada da horta (m²):

300m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Formação Cívica e Educação para a Cidadania.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

180

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas da seguinte forma:
-Envio de sementes e plantas;
-Venda/Compra de alguns produtos obtidos na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Início à compostagem dos restos orgânicos dos lanches e almoços;
-Maior responsabilidade;
-Incentivo à práticas mais saudáveis;
-Desenvolvimento do espírito de equipa.
-Observação de todas as fases de crescimento de uma planta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta é constituída por 9 canteiros, destinados às 9 turmas existentes( J. infância e 1.º Ciclo) e cada turma é responsável pela manutenção do seu canteiro.
A repartição de tarefas é gerida por cada professor/educador.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi preparado em articulação com os funcionários da autarquia e da escola, nomeadamente no seguinte;
-Arranque de ervas daninhas;
-Lavrar o solo;
-Fertilização do solo.
-Constituição dos canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Temos um compostor na escola desde o início do ano letivo, sedido pela Ecolezíria no âmbito do 2º Concurso de recolha Seletiva que a nossa escola participou. Foi solicitado o 2º compostor no fim de fevereiro que ainda não foi entregue.
Os materiais colocados no compostor são as cascas da fruta dos lanches e almoços dos alunos, professores e assistentes, ervas e folhas do pátio da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas a colocar na horta são diversificadas, temos em conta as sementes e plantas enviadas pelos E. Educação, nomeadamente plantas aromáticas ( salsa, coentros, tomilho...) e outras (alface, couves, feijão, ervilhas,...) .
Serão também plantadas árvores cedidas pela Junta de Freguesia/ Câmara Municipal e E. Educação.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Como não existe sistema de rega, a horta é regada pelos alunos usado um regador ou um balde e rega manual.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não foi feita, visto a horta estar a iniciar.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Quando for possível colher os produtos agrícolas da horta serão confecionados alguns pratos simples com os mesmos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta: Sempre que o professor/ educador achar necessário em articulação com os conteúdos programáticos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://vooscruzados.blogspot.com/