Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1/JI do Granho (Salvaterra de Magos)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
O impacto nos alunos teve a ver com a importância e com o empenho e preocupação que estes têm em relação à horta/plantações. Os alunos passaram a preocupar-se se as plantas estavam secas e precisavam de regar. Eles próprios o faziam. Também apanhava as folhas das árvores e varriam.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Colocamos cascas de ovos, folhas de plantas e árvores do jardim da Escola, borras de café, terra, água, cascas de maçã e de batata. Colocamos terra e água e remexemos regularmente para misturar o conteúdo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Na Escola também existe dois limoeiros grandes e aproveitam-se os limões para fazer limonada nos dias mais quentes.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O supermercado da freguesia deu paletes de madeira, as quais estão a ser utilizadas para fazermos horta na vertical, utilizando garrafões de água para plantar/semear algumas plantas.
15.1. Link para a página da horta: