Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Jardim de Infância de Manhouce (Santa Maria da Feira)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
2) A horta interior da estufa facilitou o desenvolvimento integral da criança e permitiu melhorar a autoestima e a satisfação pessoal, uma vez que proporcionou a implementação de atividades altamente motivadoras que vincularam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
3) A horta escolar facilitou a mudança de hábitos alimentares das crianças. Com os alimentos recolhidos pelas crianças na estufa do JI Manhouce e levados para casa para degustação, as crianças optaram por consumir alimentos mais saudáveis, promovendo o desenvolvimento da saúde.
4) A horta também permitiu a sensibilização e o desenvolvimento de valores de preservação e respeito pelo ambiente.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais Castanhos – ricos em carbono, geralmente secos: folhas secas, restos de relva cortada seca, resíduos de cortes e podas.
Este composto foi utilizado no solo da bio horta para permitir um bom crescimento das plantas.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
A cebola repele o piolho preto da alface.
O alho-francês repele o aranhiço vermelho do tomateiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
3kg de feijão
Os restantes alimentos ainda se encontram em fase de crescimento (59 alhos franceses, 25 cebolas e 73 tomateiros).
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Verificou-se que as crianças optaram por consumir alimentos mais saudáveis, promovendo o desenvolvimento da saúde.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Na primavera/verão, a rega é dia sim, dia não, ou todos os dias se estiver muito calor. Se as plantas estiverem murchas, são regadas de imediato. As plantas devem estar sempre firmes para terem saúde e crescerem.
No outono/inverno a rega é realizada 2x por semana.
De um modo geral, deve manter-se o solo húmido, sem excessos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Assim que as plantas dos viveiros construídos pelas crianças da educação pré-escolar ficaram mais crescidas, os 25 discentes (organizados em grupos) com a cooperação da educadora de infância, transplantaram numa primeira fase 25 alfaces, 59 alhos franceses, 25 cebolas e 58 feijões na bio horta da estufa.
Numa segunda fase novas plantações se seguiram. A área das alfaces (foram cortadas e levadas para casa para degustação, para a confeção de saladas em família) foi coberta com o transplante de tomates dos viveiros pelos 25 discentes (organizados em grupos) com a cooperação da educadora de infância.
Para alcançar um bom crescimento, o solo da estufa foi anteriormente limpo e adubado com composto (estrume). O compasso de plantação foi respeitado entre linhas e entre plantas. Foi feito um buraco com uma pá para colocar a planta. A planta foi colocada de modo a enterrar o torrão de substrato que protege a raiz. O solo/substrato foi pressionado com as mãos, para que as raízes ficassem aderentes ao solo.
A participação das crianças foi bastante efusiva, com bastante impato na comunidade educativa e bastante comentada no WhatsApp” Grupo de Pais-JI Manhouce”.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A rega da bio horta foi realizada de forma manual pelas 25 crianças (regador individual) e pelos 3 adultos (regador individual) reutilizando a água da chuva e da torneira, sempre que necessário, tal como exemplificado anteriormente no ponto 11.1
A técnica de rega consistia em dirigir a água de rega ao solo para não molhar as folhas das plantas da horta, evitando o aparecimento de doenças nas folhas, causadas por fungos.
A participação das crianças foi sempre bastante ativa, com bastante impato na comunidade educativa e bastante comentada no WhatsApp” Grupo de Pais-JI Manhouce”.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Poda dos tomateiros- esta atividade que vem sendo realizada pela educadora de infância causou um grande impato nas crianças, pelo desconhecimento desta prática especial. Ou seja, retirar os rebentos que aparecem entre o caule principal e a inserção das folhas nesse caule. Foram cortados com uma tesoura, para que as plantas não gastassem os seus nutrientes em mais folhas, mas sim no crescimento dos frutos.
Tutoramento dos tomates-esta atividade que vem sendo realizada pela educadora de infância causou um grande impato nas crianças, pelo desconhecimento desta prática especial. Ou seja, atar o caule dos tomates às estacas com um fio, à medida que vão crescendo, deixando uma folga para permitir o caule alargar.
Tutoramento dos feijões- esta atividade realizada pela educadora de infância também causou um grande impato nas crianças, pelo desconhecimento desta prática especial. Ou seja, espetar canas junto dos pés de feijão permitindo- o trepar através do enrolamento do caule.
Todas esta práticas realizadas na bio horta da estufa também tiveram um grande impato na comunidade educativa e foram bastante comentadas no WhatsApp” Grupo de Pais-JI Manhouce”.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: