Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância de Manhouce (Santa Maria da Feira)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta interior da estufa existe desde 2020, ou seja há dois anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

7m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

1

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre bastante ativas, em estrita cooperação com o JI Manhouce. A estufa foi construída por toda a comunidade de Manhouce, etapa após etapa até à sua conclusão final. Desde a oferta da estrutura, à elaboração dos alicerces e das portas metálicas, passando pela pintura e construção da horta interior pelos EE. Através do fornecimento de sementeiras ou de plantas para cultivo. Com a confeção de receitas com os alimentos recolhidos da estufa e levados para casa para degustação. Com o excelente empenho de todos em resolver danos na estrutura ou no plástico tratado provocados por temporais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

1) A horta escolar melhorou a relação entre a comunidade e a escola, uma vez que foram criadas redes sociais e educativas que fomentaram o sentimento de pertença a uma comunidade maior.
2) A horta interior da estufa facilitou o desenvolvimento integral da criança e permitiu melhorar a autoestima e a satisfação pessoal, uma vez que proporcionou a implementação de atividades altamente motivadoras que vincularam o processo de aprendizagem ao desenvolvimento de competências pessoais e académicas.
3) A horta escolar facilitou a mudança de hábitos alimentares das crianças. Com os alimentos recolhidos pelas crianças na estufa do JI Manhouce e levados para casa para degustação, as crianças optaram por consumir alimentos mais saudáveis, promovendo o desenvolvimento da saúde.
4) A horta também permitiu a sensibilização e o desenvolvimento de valores de preservação e respeito pelo ambiente.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta interior da estufa e a repartição de tarefas foram efetuadas todas as sextas-feiras e excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam. As tarefas são orientadas pela Educadora de Infância em articulação com as Assistentes Operacionais e executadas pelas crianças.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo é limpo das plantas infestantes e cavado para o soltar. Depois é aplicado composto na terra para que as plantas cresçam.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais Verdes – ricos em azoto, geralmente húmidos: folhas verdes, frutas (refeitório), cascas de fruta dos lanches das crianças, flores e aparas de relva fresca.
Materiais Castanhos – ricos em carbono, geralmente secos: folhas secas, restos de relva cortada seca, resíduos de cortes e podas.
Este composto foi utilizado no solo da bio horta para permitir um bom crescimento das plantas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas/consociações instaladas são as seguintes: alface + cebola, alho francês+ tomate, feijão+ alface+tomate.
A cebola repele o piolho preto da alface.
O alho-francês repele o aranhiço vermelho do tomateiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

5 Kg de alface
3kg de feijão
Os restantes alimentos ainda se encontram em fase de crescimento (59 alhos franceses, 25 cebolas e 73 tomateiros).




9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta foram levados para casa para degustação.
Verificou-se que as crianças optaram por consumir alimentos mais saudáveis, promovendo o desenvolvimento da saúde.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é realizada sempre que necessário: quando o solo está seco, no final do dia ou nas primeiras horas da manhã (alturas do dia em que se perde menos água por evaporação), de forma manual pelas crianças (regador individual) e pelos adultos (regador individual) reutilizando a água da chuva e da torneira.
Na primavera/verão, a rega é dia sim, dia não, ou todos os dias se estiver muito calor. Se as plantas estiverem murchas, são regadas de imediato. As plantas devem estar sempre firmes para terem saúde e crescerem.
No outono/inverno a rega é realizada 2x por semana.
De um modo geral, deve manter-se o solo húmido, sem excessos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

É feita monitorização de pragas e doenças, todas as sextas-feiras e excecionalmente, sempre que as necessidades das culturas o justificavam.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Atividade 1-Plantações na bio horta da estufa
Assim que as plantas dos viveiros construídos pelas crianças da educação pré-escolar ficaram mais crescidas, os 25 discentes (organizados em grupos) com a cooperação da educadora de infância, transplantaram numa primeira fase 25 alfaces, 59 alhos franceses, 25 cebolas e 58 feijões na bio horta da estufa.
Numa segunda fase novas plantações se seguiram. A área das alfaces (foram cortadas e levadas para casa para degustação, para a confeção de saladas em família) foi coberta com o transplante de tomates dos viveiros pelos 25 discentes (organizados em grupos) com a cooperação da educadora de infância.
Para alcançar um bom crescimento, o solo da estufa foi anteriormente limpo e adubado com composto (estrume). O compasso de plantação foi respeitado entre linhas e entre plantas. Foi feito um buraco com uma pá para colocar a planta. A planta foi colocada de modo a enterrar o torrão de substrato que protege a raiz. O solo/substrato foi pressionado com as mãos, para que as raízes ficassem aderentes ao solo.
A participação das crianças foi bastante efusiva, com bastante impato na comunidade educativa e bastante comentada no WhatsApp” Grupo de Pais-JI Manhouce”.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Atividade 2-Regar a bio horta da estufa
A rega da bio horta foi realizada de forma manual pelas 25 crianças (regador individual) e pelos 3 adultos (regador individual) reutilizando a água da chuva e da torneira, sempre que necessário, tal como exemplificado anteriormente no ponto 11.1
A técnica de rega consistia em dirigir a água de rega ao solo para não molhar as folhas das plantas da horta, evitando o aparecimento de doenças nas folhas, causadas por fungos.
A participação das crianças foi sempre bastante ativa, com bastante impato na comunidade educativa e bastante comentada no WhatsApp” Grupo de Pais-JI Manhouce”.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade 3- Manter a bio horta da estufa
Poda dos tomateiros- esta atividade que vem sendo realizada pela educadora de infância causou um grande impato nas crianças, pelo desconhecimento desta prática especial. Ou seja, retirar os rebentos que aparecem entre o caule principal e a inserção das folhas nesse caule. Foram cortados com uma tesoura, para que as plantas não gastassem os seus nutrientes em mais folhas, mas sim no crescimento dos frutos.
Tutoramento dos tomates-esta atividade que vem sendo realizada pela educadora de infância causou um grande impato nas crianças, pelo desconhecimento desta prática especial. Ou seja, atar o caule dos tomates às estacas com um fio, à medida que vão crescendo, deixando uma folga para permitir o caule alargar.
Tutoramento dos feijões- esta atividade realizada pela educadora de infância também causou um grande impato nas crianças, pelo desconhecimento desta prática especial. Ou seja, espetar canas junto dos pés de feijão permitindo- o trepar através do enrolamento do caule.
Todas esta práticas realizadas na bio horta da estufa também tiveram um grande impato na comunidade educativa e foram bastante comentadas no WhatsApp” Grupo de Pais-JI Manhouce”.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: