Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Aquilino Ribeiro (Viseu)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Iniciada há um mês

2. Área aproximada da horta (m²):

Em curso - com aproximadamente 4m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas as Áreas de Conteúdo contempladas mas Orientações Curriculares para a Educação Pré Escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

75

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

6

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias envolveram-se ativamente na proposta elaborada pelas docentes, contribuindo até à presente data diariamente, na sua totalidade com tudo o necessário para a execução e operacionalização do projeto/horta: terra, pneus, paletes, estrume, sementes, plantas (viveiros de legumes, plantas aromáticas e ornamentais, feitos em casa durante a interrupção letiva do Natal).

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Sendo as crianças provenientes maioritariamente de um meio citadino, o espaço exterior era utilizado até à construção da horta prioritariamente para brincar. Verifica-se neste momento que as crianças quando se deslocam ao exterior direcionam-se intencionalmente para o local da horta, para cuidar, observar e até sugerir novas intervenções, em muito enriquecidas pela chegada diária de novos materiais (sementes, terra, plantas...)

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Até à presente data todo o trabalho de execução e manutenção da horta é feito em conjunto pelas crianças das 3 salas do Jardim de Infância sob a orientação e supervisão dos adultos envolvidos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Houve um reaproveitamento de terra retirada de um espaço escolar, ao qual foi acrescentada terra fertilizada trazida pelas crianças e recolha de folhas secas existentes no espaço escolar.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Legumes;
Plantas aromáticas;
Plantas ornamentais.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regadores e água da companhia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Até à data não se verifica qualquer praga.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

Preparação da terra , plantação, rega.

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Preparação da terra.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Plantação

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Rega

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: