Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 de Santar (Nelas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

1 ano e meio

2. Área aproximada da horta (m²):

9

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

27

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na doação de sementes e plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Muitos dos nossos alunos não fazia ideia de como os legumes e frutos se desenvolviam.
Eles ficam contentes quando comem algo produzido na nossa horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como são poucos alunos costumamos ir todos. Uns recolhem folhas para a compostagem ,outros ajudam a cavar a terra ou mesmo a regar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo da nossa horta é um pouco duro. Para podermos plantar fazemos a compostagem que colocamos no solo, deixamos alguns dias e depois plantamos. A nossa compostagem já está a ser feita desde o ano letivo transato.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Inicialmente começamos por fazer um montinho com as folhas das árvores, ervas que retirávamos do recreio, depois fomos colocando as cascas da fruta e excedentes de saladas do almoço dos alunos.
este ano letivo a Câmara Municipal trouxe um compostor onde atualmente fazemos a compostagem.
Mantendo na mesma o nosso montinho onde também nascem abobreiras .

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Temos favas, alface, chuchu, feijão, manjericão, alho françês, tomate, ervilhas, morangos e flores

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Não chegam a kg pois temos um pouco de cada coisa e à medida que vão produzindo vamos consumindo.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são consumidos na escola ou guardados para sementes a usar no próximo ano.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

De acordo com os conteúdos de Estudo do Meio relacionados com as plantas , nós vamos para o recreio e para a horta e observamos diretamente . Por exemplo as raízes . arrancamos algumas ervas da nossa horta e podemos comparar as diferentes raízes.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: