Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB Mosteiro (Guimarães)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Também vão dando o seu contributo ao longo do ano, enviando sementes e plantas para a horta, sempre que são solicitados.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Desenvolvem o vocabulário relativamente a produtos hortícolas e profissões relacionadas.
Há um envolvimento ativo entre a escola e a comunidade.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Quando é necessário há atividades coletivas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Como estamos inseridos num meio rural, há familiares que dominam as técnicas da agricultura e colaboram com a limpeza e manutenção da horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
A compostagem já está a realizar-se, mas numa fase inicial porque começamos este ano letivo.
No compostor são colocados de forma alternada os resíduos orgânicos da cozinha(cascas de batatas, restos de fruta, cascas de ovos...) e folhas secas apanhadas no recreio pelas crianças, ervas daninhas e relva... Também há a participação das famílias que vão trazendo alguns resíduos de casa.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As crianças vão acompanhando todo o processo e as famílias colaboram sempre que é oportuno.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
As crianças adoraram acompanhar o crescimento dos morangos e após a colheita a degustação foi uma excelente forma de trabalhar hábitos saudáveis de alimentação...
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta está situada num parque sensorial que é utilizado diariamente pelas crianças.
No início do projeto, quando se construiu a horta foram utilizados materiais reutilizáveis (pneus, paletes de madeira, tubos, carrinhos de cabos elétricos...)
15.1. Link para a página da horta: