Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
- Dar oportunidade de aprendizagem;
- Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável;
- Envolver toda a comunidade escolar.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma, com a sua professora, será responsável pela manutenção de uma porção da horta.
As atividades realizadas na horta da escola seguirão uma metodologia totalmente ativa e participativa.
7. Como é feita a preparação do solo?
A terra dos canteiros é fertilizada com o composto que foi obtido através da compostagem realizada na escola.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
tomate, cenouras, alface, espinafres, pepino, rabanete, tomate, batata
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
Foram experimentados vários métodos:
- Colocação de acendalhas perto das plantas da horta;
- Colocação de garrafas invertidas no buraco da toupeira (repelente de ultra-sons);
- Plantação de trovisco em algumas partes da horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Os alunos fizeram o diário da horta. Eles observaram, registaram e fizeram os trabalhos necessários na horta. Com esta tarefa ficaram a conhecer melhor os alimentos.
Com as tarefas ligadas à horta os alunos mostraram mais entusiasmo, gosto e aplicação. Revelou-se um trabalho mais dinâmico e participativo. Proporcionou descobertas, levou a pesquisas, debates e aprendizagens sobre questões ambientais e alimentares.
Destacou-se a importância do trabalho coletivo por meio da organização dos alunos em equipas para a execução das atividades na horta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos usaram uma fita de 25m e fizeram as medições necessárias. De seguida fizeram o desenho da mesma colocando as medições efetuadas. Também elaboraram problemas matemáticos, aplicando os mais variados conteúdos.
A tarefa revelou-se bastante significativa para os alunos, visto que proporcionou um sentido concreto e prático de um conteúdo matemático estudado em sala de aula.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os alunos aprenderam quais os resíduos que podem e devem ser compostados e deram início a este processo logo no início do ano letivo. Assim, os alunos contactaram diretamente com o princípio da economia circular, em que se evita o desperdício e se transformam os resíduos em algo útil.
O húmus gerado pela compostagem foi usado na horta.
Os alunos, desde os alunos do pré-escolar ao 4.º ano, mostraram-se animados com esta prática desenvolvida na escola. Estes alunos promoveram o envolvimento dos seus familiares, os quais passaram a contribuir com vários resíduos orgânicos.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: