Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Área prevista para implementação da horta para cultivo de alfaces, cenouras, tomates, espinafres, morangos.
Área prevista para implementação da horta para cultivo de alfaces, cenouras, tomates, espinafres, morangos.
Preparação do terreno. Os encarregados de educação estão a ajudar nesta fase de construção da horta.
Preparação do terreno. Os encarregados de educação estão a ajudar nesta fase de construção da horta.
Como o solo possui bastantes pedras a horta será composta por canteiros de paletes. Também será colocada neste espaço uma "estufa", onde serão produzidas algumas ervas aromáticas.
Como o solo possui bastantes pedras a horta será composta por canteiros de paletes. Também será colocada neste espaço uma "estufa", onde serão produzidas algumas ervas aromáticas.
Já estão construídos alguns canteiros, mas a horta irá contar com mais.
Já estão construídos alguns canteiros, mas a horta irá contar com mais.

horta em março

Canteiro  
Preparou-se o solo utilizando o composto resultante da compostagem feita na escola. Utilizou-se uma parte do canteiro para plantar alfaces e cebolo e outra para fazer sementeiras: espinafres, tomates e cenouras. Deixamos outra para mudas.
Canteiro Preparou-se o solo utilizando o composto resultante da compostagem feita na escola. Utilizou-se uma parte do canteiro para plantar alfaces e cebolo e outra para fazer sementeiras: espinafres, tomates e cenouras. Deixamos outra para mudas.
Canteiros de morangos - reaproveitaram-se  garrafões de plástico de água para servirem de vaso à plantação de morangos.
Canteiros de morangos - reaproveitaram-se garrafões de plástico de água para servirem de vaso à plantação de morangos.
Escolheu-se um espaço do canteiro para plantar batatas. Fizeram-se regos e os alunos colocaram a batata - semente, de 15 em 15 cm, com o grelo virado para cima. De seguida cobriu-se com terra.
Escolheu-se um espaço do canteiro para plantar batatas. Fizeram-se regos e os alunos colocaram a batata - semente, de 15 em 15 cm, com o grelo virado para cima. De seguida cobriu-se com terra.
Manutenção da horta - Todos os dias há trabalho na horta: tirar ervas, folhas, regar...
Manutenção da horta - Todos os dias há trabalho na horta: tirar ervas, folhas, regar...
Na estufa procedeu-se à sementeira de ervas aromáticas. Já tudo germinou e daqui a poucos dias faremos algumas mudas. Temos na estufa: tomilho, coentros, manjericão, hortelã e cidreira.
Na estufa procedeu-se à sementeira de ervas aromáticas. Já tudo germinou e daqui a poucos dias faremos algumas mudas. Temos na estufa: tomilho, coentros, manjericão, hortelã e cidreira.
O composto que daqui resulta utilizamos como corretor do solo da nossa horta.
O composto que daqui resulta utilizamos como corretor do solo da nossa horta.

horta em maio

As colheitas estão próximas. Os alunos estão ansiosos por ver o resultado de todo o seu trabalho na horta.
As colheitas estão próximas. Os alunos estão ansiosos por ver o resultado de todo o seu trabalho na horta.
A nossa horta com batatas, feijão, cenouras, pepinos, tomates...
A nossa horta com batatas, feijão, cenouras, pepinos, tomates...
Os morangos têm sido bem cuidados.
Os morangos têm sido bem cuidados.
As nossas framboeseiras estão muito bonitas. Vão produzir bem, estão carregadas de fruto.
As nossas framboeseiras estão muito bonitas. Vão produzir bem, estão carregadas de fruto.
As alfaces cresceram bem. Os alunos já comeram várias vezes salada de alface e adoraram.
As alfaces cresceram bem. Os alunos já comeram várias vezes salada de alface e adoraram.
Os morangos têm produzido bem. Os alunos já degustaram morangos por várias vezes. Estão a adorar colhê-los.
Os morangos têm produzido bem. Os alunos já degustaram morangos por várias vezes. Estão a adorar colhê-los.

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A começar este ano letivo de 2021/2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta pequena até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas do 1.º ciclo, em especial Estudo do Meio, Português e Matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Neste primeiro momento as famílias ajudam na preparação do terreno e de um modo mais informal dando informações e no contributo de sementes/plantas para a nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Despertar o interesse dos alunos para o cultivo de uma horta;
- Dar oportunidade de aprendizagem;
- Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável;
- Envolver toda a comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na 1ª fase os alunos preparam o solo e realizam pesquisa sobre como se procede ao cultivo.
Cada turma, com a sua professora, será responsável pela manutenção de uma porção da horta.
As atividades realizadas na horta da escola seguirão uma metodologia totalmente ativa e participativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os encarregados de educação ajudam, numa primeira fase, na preparação da área onde será implantada a horta. Serão colocadas paletes para fazer de canteiros.
A terra dos canteiros é fertilizada com o composto que foi obtido através da compostagem realizada na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta, aparas de legumes, folhas secas, borras de café, cascas de ovos esmagadas, flores, palha e erva seca, pequenos ramos, cascas de batata, guardanapos e outros papéis não plastificados - trazidos pelos alunos e professoras e o que se aproveita na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

salsa; coentros; hortelã, manjericão, cidreira
tomate, cenouras, alface, espinafres, pepino, rabanete, tomate, batata

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são para consumo dos alunos na escola, no almoço, no lanche ou em atividades realizadas na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Efetuava-se a rega com a água da chuva sempre que possível. Esta era realizada no final da tarde ou logo no início da manhã, pelo grupo que estava definido. É utilizado o regador para evitar o desperdício de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se visita a horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Praga - Toupeira

Foram experimentados vários métodos:
- Colocação de acendalhas perto das plantas da horta;
- Colocação de garrafas invertidas no buraco da toupeira (repelente de ultra-sons);
- Plantação de trovisco em algumas partes da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O contato com a horta era feito quase diariamente, integrando as atividades escolares dos alunos, principalmente os alunos do 1.º ciclo (25 alunos).
Os alunos fizeram o diário da horta. Eles observaram, registaram e fizeram os trabalhos necessários na horta. Com esta tarefa ficaram a conhecer melhor os alimentos.
Com as tarefas ligadas à horta os alunos mostraram mais entusiasmo, gosto e aplicação. Revelou-se um trabalho mais dinâmico e participativo. Proporcionou descobertas, levou a pesquisas, debates e aprendizagens sobre questões ambientais e alimentares.
Destacou-se a importância do trabalho coletivo por meio da organização dos alunos em equipas para a execução das atividades na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Medição do perímetro da horta (turma do 3.º ano, 10 alunos).

Os alunos usaram uma fita de 25m e fizeram as medições necessárias. De seguida fizeram o desenho da mesma colocando as medições efetuadas. Também elaboraram problemas matemáticos, aplicando os mais variados conteúdos.
A tarefa revelou-se bastante significativa para os alunos, visto que proporcionou um sentido concreto e prático de um conteúdo matemático estudado em sala de aula.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aprender a fazer a compostagem – elemento integrante da horta.
Os alunos aprenderam quais os resíduos que podem e devem ser compostados e deram início a este processo logo no início do ano letivo. Assim, os alunos contactaram diretamente com o princípio da economia circular, em que se evita o desperdício e se transformam os resíduos em algo útil.
O húmus gerado pela compostagem foi usado na horta.
Os alunos, desde os alunos do pré-escolar ao 4.º ano, mostraram-se animados com esta prática desenvolvida na escola. Estes alunos promoveram o envolvimento dos seus familiares, os quais passaram a contribuir com vários resíduos orgânicos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos já saborearam alguns produtos da horta: morangos, alfaces e rabanetes.

15.1. Link para a página da horta: