Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Ribeirinho, Penacova (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A começar este ano letivo de 2021/2022.

2. Área aproximada da horta (m²):

Horta pequena até 50m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Disciplinas do 1.º ciclo, em especial Estudo do Meio, Português e Matemática.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Neste primeiro momento as famílias ajudam na preparação do terreno e de um modo mais informal dando informações e no contributo de sementes/plantas para a nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

- Despertar o interesse dos alunos para o cultivo de uma horta;
- Dar oportunidade de aprendizagem;
- Sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável;
- Envolver toda a comunidade escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Na 1ª fase os alunos preparam o solo e realizam pesquisa sobre como se procede ao cultivo.
Cada turma, com a sua professora, será responsável pela manutenção de uma porção da horta.
As atividades realizadas na horta da escola seguirão uma metodologia totalmente ativa e participativa.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os encarregados de educação ajudam, numa primeira fase, na preparação da área onde será implantada a horta. Serão colocadas paletes para fazer de canteiros.
A terra dos canteiros é fertilizada com o composto que foi obtido através da compostagem realizada na escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Cascas de fruta, aparas de legumes, folhas secas, borras de café, cascas de ovos esmagadas, flores, palha e erva seca, pequenos ramos, cascas de batata, guardanapos e outros papéis não plastificados - trazidos pelos alunos e professoras e o que se aproveita na escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

salsa; coentros; hortelã, manjericão, cidreira
tomate, cenouras, alface, espinafres, pepino, rabanete, tomate, batata

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Os produtos da horta são para consumo dos alunos na escola, no almoço, no lanche ou em atividades realizadas na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Efetuava-se a rega com a água da chuva sempre que possível. Esta era realizada no final da tarde ou logo no início da manhã, pelo grupo que estava definido. É utilizado o regador para evitar o desperdício de água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sempre que se visita a horta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Praga - Toupeira

Foram experimentados vários métodos:
- Colocação de acendalhas perto das plantas da horta;
- Colocação de garrafas invertidas no buraco da toupeira (repelente de ultra-sons);
- Plantação de trovisco em algumas partes da horta.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O contato com a horta era feito quase diariamente, integrando as atividades escolares dos alunos, principalmente os alunos do 1.º ciclo (25 alunos).
Os alunos fizeram o diário da horta. Eles observaram, registaram e fizeram os trabalhos necessários na horta. Com esta tarefa ficaram a conhecer melhor os alimentos.
Com as tarefas ligadas à horta os alunos mostraram mais entusiasmo, gosto e aplicação. Revelou-se um trabalho mais dinâmico e participativo. Proporcionou descobertas, levou a pesquisas, debates e aprendizagens sobre questões ambientais e alimentares.
Destacou-se a importância do trabalho coletivo por meio da organização dos alunos em equipas para a execução das atividades na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Medição do perímetro da horta (turma do 3.º ano, 10 alunos).

Os alunos usaram uma fita de 25m e fizeram as medições necessárias. De seguida fizeram o desenho da mesma colocando as medições efetuadas. Também elaboraram problemas matemáticos, aplicando os mais variados conteúdos.
A tarefa revelou-se bastante significativa para os alunos, visto que proporcionou um sentido concreto e prático de um conteúdo matemático estudado em sala de aula.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Aprender a fazer a compostagem – elemento integrante da horta.
Os alunos aprenderam quais os resíduos que podem e devem ser compostados e deram início a este processo logo no início do ano letivo. Assim, os alunos contactaram diretamente com o princípio da economia circular, em que se evita o desperdício e se transformam os resíduos em algo útil.
O húmus gerado pela compostagem foi usado na horta.
Os alunos, desde os alunos do pré-escolar ao 4.º ano, mostraram-se animados com esta prática desenvolvida na escola. Estes alunos promoveram o envolvimento dos seus familiares, os quais passaram a contribuir com vários resíduos orgânicos.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos já saborearam alguns produtos da horta: morangos, alfaces e rabanetes.

15.1. Link para a página da horta: