Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio Academia de Ensino Particular (Valongo)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

desde o ano letivo anterior

2. Área aproximada da horta (m²):

aproximadamente 8 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

72

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto nas crianças do pré-escolar verificou-se, principalmente na responsabilidade e hábitos que adotaram com o cuidar da horta e das plantas em geral. No início do ano, as crianças retiravam as plantas dos vasos e da horta, neste momento, quase todas as crianças as observam sem retirar as culturas ou plantas. Também têm o cuidado de observar e questionar se precisam de ser regadas e acima de tudo adoraram acompanhar o processo de crescimento.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

as diferentes salas, decidiram o que semear e depois transplantar. Cada sala transplantou as suas culturas e decidiram em que parte da horta as colocar.
A rega foi organizada por dias, cada sala tem um dia ou dois por semana para regar a horta. A manutenção contra ervas daninhas ficou a cargo dos adultos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo numa parte já existia. Na parte nova da horta foi acrescentado terra "nova" vinda de um quintal particular e algum substrato comprado. Não colocamos fertilizantes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

ervas aromáticas, alface, agrião, tomate cherry, rabanetes, ervilhas, feijão

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

2kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São usados na confeção de alimentos na cozinha do nosso colégio

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega foi organizada por dias, cada sala tem um dia ou dois por semana para regar a horta. A rega é feita através de uma torneira que traz água de um poço.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é semanal devido à proximidade da horta com o recreio onde as crianças brincam diariamente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de salada de alface - 2 vezes
participantes: crianças do pré-escolas de duas salas, 2 educadoras e duas funcionárias
O facto de a alface ser tratada e preparada pelas crianças incentivou-as a, pelo menos, experimentar comer um bocadinho de alface ao almoço.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: