saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Está agora a arrancar o projeto após acordo com Câmara Municipal do Porto (CMP) de cedência de espaço.
2. Área aproximada da horta (m²):
50
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
4
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Ciência em Reação (Oferta complementar)
3.3. N.º de alunos envolvidos:
34
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Apoiam os alunos em casa na pesquisa de plantas, são convidadas a participar com ideias/projetos de retenção e distribuição de água, participarão em visitas ao espaço e receberão infusões, sacos perfumados, ramos,...
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A ideia será sensibilizar a comunidade e os alunos, num ambiente que procurará recriar as condições do futuro e através da criação e gestão da horta para as questões: da importância do impacte das alterações climáticas na agricultura (gestão de água, seleção das plantações), desenvolvimento de tecnologia para captação, armazenamento e distribuição de água com recurso o mais possível ao reaproveitamento de materiais (por exemplo temos um projeto de retenção de água com recurso a guarda-chuvas estragados que, invertidos, podem ser interessantes no sentido da captação de água). A sensibilização para a valorização dos trabalhos hortícolas foi sem dúvida um aspeto de relevo uma vez que os alunos sentiram "na pele" o impacto dos trabalhos ao frio, ao calor, ao sol e ... a fugir da chuva. A alegria e os sorrisos contudo foram uma constante. Apesar de irem para casa com as unhas e as calças castanhas sempre houve a perceção de uma saúde e bem-estar que estes alunos levavam consigo.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção da horta será feita pelos alunos (5º e 6º) que se inscreveram na oferta – Ciência em Reação - sendo que todos distribuir-se-ão equitativamente pela tarefas de criação e manutenção da horta. Em períodos de interrupção são os auxiliares e os professores a assegurarem a rega.
7. Como é feita a preparação do solo?
A limpeza do espaço foi feita a partir pelos alunos, cortanto manualmente as ervas daninhas com ferramentas hortícolas e colhendo, separando e removendo ao balde as pedras, vidros, metais, cerâmicas que vão surgindo. O solo carece de fertilização que, pelo compostor implantado (cedido pela Lipor) irá, progressivamente, sendo enriquecido.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Existe um compostor fruto de parceria estabelecida com a Lipor no arranque do ano lectivo e que é abastecido pela cantina, frutarias, floristas, cafés e restaurantes da área envolvente.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Em estudo ainda (como mencionado anteriormente) mas considera-se relevante que a Horta funcione também como um laboratório experimental e que se dê absoluto destaque a espécies autóctones e que sejam resistentes a períodos de seca prolongada (alterações climáticas).
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
O terreno que a CMP disponibilizou não tem pontos de água e está em curso o projeto para desenvolver tecnologia de recolha, armazenamento e distribuição da água. Neste momento foi cedido por um funcionário do Colégio uma bidão de 1000L que vai sendo progressivamente preenchido com águas pluviais recolhida, transportada e armazenada pelos alunos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Será feita semanalmente.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
N.a.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A ideia será receber também resíduos orgânicos de empresas locais (frutarias, cafés, restaurantes, floristas,…) para compostagem e, em troca, retribuir às empresas e clientes um ramo, uma infusão, um saco perfumado,… como forma de gratificação e incentivo à recuperação destes resíduos.
Atividade 2:
Descrição:
Nesta fase os alunos começaram a recolher e armazenar água da chuva. Foi dado início ao trabalho de preparação do solo (remoção de ervas e pedras) e enriquecimento com o primeiro composto tratado no início do ano letivo. Os alunos fizeram a distribuição e delimitação dos talhões. Foram discutidas várias ideias com a representante da Câmara Municipal do Porto e com o representante da Horta Biológica da Quinta do Covelo.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
A ideia será, como referido anteriormente, ter na Horta o centro do debate para a necessidade de comunidades mais próximas e conscientes da necessidade de adaptação às alterações climáticas, consciencialização do património botânico com destaque para o reaproveitamento de recursos.
15.1. Link para a página da horta:
Projetos (colegiojuliodinis.pt)