Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim-Escola João de Deus - Belas (Sintra)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há cerca de 1 ano e 6 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

20

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

 Produção e consumo de alimentos naturais pelas crianças;
 Exploração de frutos, legumes e plantas aromáticas;
 Troca de conhecimentos;
 Influência nas escolhas alimentares das crianças;
 Prática de consciência ambiental.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Para realizar a manutenção da horta estabeleceu-se um dia da semana a cada valência para procederem à manutenção (regar; eliminar plantas infestantes; colocar borras de café no solo…)

7. Como é feita a preparação do solo?

Os docentes e as crianças de cada valência tratam da limpeza, mobilização e fertilização nos dias estipulados.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com borras de café.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Estão plantadas, no momento: beringela; brócolos; alface; coentros; salsa.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita pelos docentes e crianças nos dias estipulados para o efeito.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Esta atividade foi realizada por uma turma de 16 crianças com 2 anos e pela respetiva docente. Foi uma atividade de exploração sensorial e de conhecimento acerca dos alimentos e plantas aromáticas presentes na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: