Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Este é o 2.º ano de existência da horta.

2. Área aproximada da horta (m²):

40

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

20 a 25

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta tem permitido o envolvimento de professores dinamizadores de projetos (Erasmus +, com a participação de alguns familiares quando foi necessário) e do Clube do Ambiente, com grupos de alunos na manutenção da horta. O impacto nos alunos verifica-se ao nível da aquisição de conhecimentos sobre a agricultura biológica e sua importância para uma alimentação saudável e mais sustentável e em particular da compostagem.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta e a repartição de tarefas tem sido assegurada por grupos de alunos de diferentes anos de escolaridade com os professores responsáveis por alguns projetos e Clubes, nomeadamente, Erasmus +., Umbuntu e Clube do Ambiente.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo, limpeza e mobilização, foi realizada, em diferentes momentos, com a ajuda de jardineiros sob orientação prévia de técnico (engenheira agrícola) do município ou outros elementos da comunidade a quem foi solicitada ajuda.
A fertilização tem sido uma prática pouco utilizada devido à falta de composto.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem recomeçou este ano com a formação de uma pilha de compostagem com materiais provenientes de restos vegetais da cantina e alguns entregues pelos professores e de restos de folhagem do jardim da escola e de relva.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são couves (penca, brócolos, galega), alface, tomate, alho francês, curgete, ervilhas, pepino, morangueiro, salsa, ervas aromáticas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

A quantidade é variável, sendo maior a produção de alface e couves.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

A maioria dos produtos são vendidos aos professores.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é efetuada geralmente com utilização de regador, ao início ou fim do dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita por observação semanal das culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: