Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Jardim-Escola João de Deus - Ponte de Sor (Ponte de Sor)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos veem todo o ciclo de vida das plantas, desde o lançamento da semente à terra até à colheita da planta e a sua confeção, tornando-se alimento biológico. Os alunos também começam a perceber que existem plantas daninhas que prejudicam o crescimento das plantas que são boas para a nossa alimentação, e assim todos os dias os alunos vão ver se há necessidade de retirar as plantas prejudiciais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do primeiro ciclo, acompanhados com as suas professoras, tratam de toda a limpeza da terra, arrancando as plantas mortas, raízes velhas e folhas, semeiam, regam e arrancam as ervas daninhas.
Os funcionários ajudam também em todas as tarefas em conjunto com os professores e alunos.
7. Como é feita a preparação do solo?
Este ano, a Câmara Municipal ofereceu um compostor à escola e assim estamos a fazer a recolha diária de todos os desperdícios do refeitório.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Da horta vêm ervas arrancadas, folhas e caules.
Do jardim vêm flores mortas, folhas e caules.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Os morangueiros encontram-se perto destas consociações.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
No verão é feita diariamente, no outono e inverno a rega é feita com menor regularidade. Na primavera, a rega é feita com a regularidade necessária, uma vez que as plantas estão a crescer.
Os alunos regam com regadores (com a água da chuva quando há) e os funcionários regam com a mangueira. Tendo sempre em atenção, o facto de não desperdiçar água.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: