Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim-Escola João de Deus - Ponte de Sor (Ponte de Sor)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano letivo 2020/21 (foi quase toda reorganizada no presente ano letivo)

2. Área aproximada da horta (m²):

30m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática, Estudo do Meio, Área Projeto

3.3. N.º de alunos envolvidos:

42

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

7

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Sempre que o Jardim-Escola solicita às famílias o apoio, como por exemplo o fornecimento de sementes ou plantas para serem transplantadas e até terra para juntar à da horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A comunidade escolar, totalmente envolvida no projeto horta biológica, para além de semear, plantar, colhe todos os produtos hortícolas que são posteriormente confecionados na cozinha escolar. Por exemplo, as cenouras, as couves são aproveitadas para confecionar sopa.
Os alunos veem todo o ciclo de vida das plantas, desde o lançamento da semente à terra até à colheita da planta e a sua confeção, tornando-se alimento biológico. Os alunos também começam a perceber que existem plantas daninhas que prejudicam o crescimento das plantas que são boas para a nossa alimentação, e assim todos os dias os alunos vão ver se há necessidade de retirar as plantas prejudiciais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção da horta é feita pelos alunos, professores e funcionários. Os alunos do pré escolar, acompanhados com a sua professora, semeiam e regam.
Os alunos do primeiro ciclo, acompanhados com as suas professoras, tratam de toda a limpeza da terra, arrancando as plantas mortas, raízes velhas e folhas, semeiam, regam e arrancam as ervas daninhas.
Os funcionários ajudam também em todas as tarefas em conjunto com os professores e alunos.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi todo limpo pelos alunos mais crescidos. Retiraram da terra todas as plantas secas, raízes profundas, folhas mortas, tudo aquilo que podia prejudicar o bom crescimento das plantas. A terra foi revolvida com a ajuda de enxadas, pás, ancinho e foi junta nova terra. Como ainda não tínhamos o compostor, utilizamos unicamente como fertilizante borras de café.
Este ano, a Câmara Municipal ofereceu um compostor à escola e assim estamos a fazer a recolha diária de todos os desperdícios do refeitório.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Os materiais são todos os desperdícios provenientes da cozinha, horta e jardim. Da cozinha vêm cascas de batata, de fruta, de cenoura, cebola, alho e restos de legumes.
Da horta vêm ervas arrancadas, folhas e caules.
Do jardim vêm flores mortas, folhas e caules.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couve roxa, couve coração, alface e couve lombarda. Salsa e hortelã e chá erva príncipe.
Os morangueiros encontram-se perto destas consociações.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita nos períodos de menor calor, para que a água não se evapore tão facilmente.
No verão é feita diariamente, no outono e inverno a rega é feita com menor regularidade. Na primavera, a rega é feita com a regularidade necessária, uma vez que as plantas estão a crescer.
Os alunos regam com regadores (com a água da chuva quando há) e os funcionários regam com a mangueira. Tendo sempre em atenção, o facto de não desperdiçar água.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: