Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
També estão informadas através dos diversos grupos das redes sociais.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
num dos dias, foram consumidos na cantina da nossa escola.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
cada professor, juntamente co o Coordenador do Projeto, vão orientando os alunos e estes em colaboração com as Assistentes, vão "Cultivando"...
7. Como é feita a preparação do solo?
A fresa do terreno para o tornar mais "fofo" e fácil de trabalhar, costuma ser feita por um funcionário da Junta de Freguesia.
A Fertilização é feita exclusivamente com material do compostor.
Também usamos relva previamente cortada e apodrecida para fertilizar os canteiros.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Nos últimos 2 anos não houve, pelo que os produtos foram consumidos na escola, no nosso refeitório
Estiveram todos os alunos envolvidos e realiza-se uma vez por ano.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
foram feitos buracos, colocada matéria orgânica colocadas as árvores e posteriormente regadas.
todas as turma fizeram a exploração em função do nível etário de cada turma.
embora o plantar das árvores fosse só num dia, os professores continuam a explorar, por exemplo quanto à necessidade de regar e quanto ao crescimento de cada planta.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Também no tema "seres vivos foram semeados os feijões de covetes, foram observados a "Furar a terra", a crescer e posteriormente a serem transplantados. ( esta parte está por fazer.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
tem produtos agrícolas mas também flores e um azevinho que é o rei na época de Natal.
15.1. Link para a página da horta: