Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Tal como o nome indica, o feijão semeado há 10 dias, está a "sair debaixo" da terra
Temos feito medições da evolução de alguns pés, trabalhando assim diversas áreas transversalmente.
Tal como o nome indica, o feijão semeado há 10 dias, está a "sair debaixo" da terra Temos feito medições da evolução de alguns pés, trabalhando assim diversas áreas transversalmente.
Cada aluno semeou alguns feijões que posteriormente serão transplantados para a nossa "Horta biológica.
Cada aluno semeou alguns feijões que posteriormente serão transplantados para a nossa "Horta biológica.

horta em março

após o preparar da terra com a colaboração da Junta de freguesia e de alguns populares, eis como ficou a nossa plantação de cebolo
após o preparar da terra com a colaboração da Junta de freguesia e de alguns populares, eis como ficou a nossa plantação de cebolo
Muitos foram os Encarregados de Educação. 
Mas, a participação no trabalho foi de todos!
Muitos foram os Encarregados de Educação. Mas, a participação no trabalho foi de todos!

horta em maio

Sementeira de abóboras por uma turma em plena sala de aula.
Sementeira de abóboras por uma turma em plena sala de aula.
As abóboras já nasceram...
As abóboras já nasceram...
Começamos a ver os resultados...
Começamos a ver os resultados...

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde o ano passado.

2. Área aproximada da horta (m²):

100m

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

interdisciplinaridade desde Português a Cidadania

3.3. N.º de alunos envolvidos:

155

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

São envolvidas sempre que é necessário preparar a terra ou arranjar sementes ou outrotipo de plantas.
També estão informadas através dos diversos grupos das redes sociais.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O ano passado "tivemos" Feijão verde, Tomate e Nabiças.
num dos dias, foram consumidos na cantina da nossa escola.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta está dividida por canteiros e cada turma é responsável pelo seu canteiro.
cada professor, juntamente co o Coordenador do Projeto, vão orientando os alunos e estes em colaboração com as Assistentes, vão "Cultivando"...

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita manualmente pelos alunos e por alguns adultos que se disponibilizam para tal.
A fresa do terreno para o tornar mais "fofo" e fácil de trabalhar, costuma ser feita por um funcionário da Junta de Freguesia.
A Fertilização é feita exclusivamente com material do compostor.
Também usamos relva previamente cortada e apodrecida para fertilizar os canteiros.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Geralmente é feita com cascas de fruta, e de legumes, recolhidos no nosso refeitório.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

temos Cebolo, Alface, Ervilhas, Tomate, Pimentos Abóboras e Feijão.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega, é feita com uma mangueira ou com um garrafão para mais fácil se controlar o desperdício.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A Horta é "vigiada" quase diariamente por qualquer adulto.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Anualmente costumávamos ter a nossa "Feirinha de Outono" na Escola.
Nos últimos 2 anos não houve, pelo que os produtos foram consumidos na escola, no nosso refeitório
Estiveram todos os alunos envolvidos e realiza-se uma vez por ano.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

O Dia da árvore, foi dado no nosso espaço verde.
foram feitos buracos, colocada matéria orgânica colocadas as árvores e posteriormente regadas.
todas as turma fizeram a exploração em função do nível etário de cada turma.
embora o plantar das árvores fosse só num dia, os professores continuam a explorar, por exemplo quanto à necessidade de regar e quanto ao crescimento de cada planta.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:


Também no tema "seres vivos foram semeados os feijões de covetes, foram observados a "Furar a terra", a crescer e posteriormente a serem transplantados. ( esta parte está por fazer.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta tem sido admirada por todos quantos nos visitam.
tem produtos agrícolas mas também flores e um azevinho que é o rei na época de Natal.

15.1. Link para a página da horta: