Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Colégio Guadalupe (Seixal)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Tudo o que a horta nos dá é encarado como uma grande conquista e bastante apreciado por todos
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Ainda assim existe um calendário de responsabilização para que a horta não fique sem manutenção.
7. Como é feita a preparação do solo?
No que respeita à limpeza mais superficial do solo (recolha de folhas secas e ervas daninhas, por exemplo) são os alunos que a executam. No caso de ser necessária uma limpeza mais exaustiva, esta é realizada pelos funcionários do Colégio que participam neste projeto (ex. cortar ramos de árvores, transplantar, retirar raízes grandes do solo...).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Temos algumas espécie de flores.
Temos ainda uma laranjeira, um limoeiro e uma amoreira.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Estas aulas foram basicamente de sensibilização para os cuidados a ter com a Natureza, neste caso das culturas da horta.
Os alunos eram incentivados para a importância e necessidade de regar, mondar e cuidar das culturas e levavam estas suas aprendizagens para o seio das famílias.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
A fim de desempenharem corretamente os desafios lançados no livro de atividades, os alunos deslocaram-se à horta e procederam à observação direta da situação em questão.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Os alunos participam com muita motivação em todas as atividades relacionadas com a horta.
15.1. Link para a página da horta: