Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância de Quinchães (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Uma vez que nos encontramos a viver uma situação pandémica, não têm autorização para entrar no recinto escolar.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
De seguida, foi atribuído um canteiro a cada turma (duas do pré-escolar e três do 1º Ciclo).
Cada turma ficou responsável por plantar/semear diversos produtos hortícolas no seus canteiros.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No espaço envolvente da horta já foram plantadas algumas árvores de fruto ( Ameixoeira branca e vermelha, Pereira, Macieira, Pessegueiro e Marmeleiro).
Nos canteiros foram semeados/plantados salsa, ervilha, hortelã, cenoura, alface(roxa, frisada), tomates, alho francês, feijão, abóbora.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Também foi colocado um bidão para recolher a água da chuva.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
A atividade envolveu todas as crianças e alunos das turmas do pré-escolar e do 1º ciclo.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: