Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Profissional de Campanhã (Porto)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

TM, AI, DCA, PORT (várias de forma interdisciplinar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

45

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os alunos trazem de casa plântulas depois de semeadas em pequenos vasos. Levam também o resultado das culturas para partilhar com os pais.
Tentamos pelo menos uma vez por período trazer os EE à escola para ver a evolução e os alunos a trabalhar na horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos e EE em casa começam a ter pequenas culturas, o que antes não acontecia.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Todos os dias um grupo de 3 alunos verifica e faz a manutenção da hortas durante 10 minutos. Sempre que necessário vai a turma plantar ou arranjar a horta, neste caso é feito um agendamento sempre que possível e de acordo com as culturas plantadas ou a plantar.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita no início do ano letivo ou no início da plantação da cultura dependendo da época do ano. A fertilização é feita através da compostagem existente e complementada com fertilizante dado por entidades parceiras pois a nossa compostagem ainda não é suficiente para a nossa horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Resto de alimentos não cozinhados, relva, folhas e ramos.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Salsa, alecrim, morangos, ervilhas, alfaces, Cebolas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

3 kgs.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cozinhados pelos alunos ou feito saladas na escola.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A recolha é feita com garrafões. A rega é feita pelos alunos após verificar a necessidade da mesma.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, com o apoio da LIPOR e Fundação Serralves na formação dos alunos para as pragas e doenças associadas às culturas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na Horta
Os alunos têm aulas no espaço da horta sobre sustentabilidade e biodiversidade. Apesar das dimensões ainda pequenas da horta os alunos ficam muito motivados e estão a ajudar no crescimento da mesma.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso de fotografia em torno de temas relacionados com a horta e com a biodiversidade que podem ser encontrados na horta e na horta vertical.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10157915988172050&type=3