Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Professor Artur Nunes Vidal (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

+ de 1 ano

2. Área aproximada da horta (m²):

+45 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais, Educação Especial, 1.º CEB

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pontualmente com sementes e ideias de associações de plantas.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Valorização dos produtos endógenos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Entre alunos nomeadamente do Centro de Apoio à Aprendizagem, docentes de Ciências Naturais, de Educação Especial e um jardineiro da escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza, mobilização e fertlização do solo é feita com utensílios manuais (pá, ancinho, enxada, etc..)

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Este processo iniciou-se recentemente com a disponibilização de um compostor por parte do parceiro Câmara Municipal de Águeda.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Aromáticas
Couve coração de boi
Morango
Beterraba
Alface
Courgete

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

8kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Confeção de sopas e de quiches que são vendidas na sala de professores, em sistema de consumo no local ou em take away.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Mangueira e aspersão.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Trimestralmente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Feira da Primavera - venda de produtos locais pelas turmas do 1.º e 2.º CEB - realizada a 22 de abril.
O CAA contribuiu com aromáticas e suculentas para venda.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Confeção de sopas com alguns produtos plantados e colhidos na estufa pedagógica, dinamizada pelos alunos do CAA.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Utiliza a decomposição dos resíduos orgânicos do compostor para fertilização do solo.

15.1. Link para a página da horta:

https://a-bateira-de-fermentelos2.webnode.pt/