Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Jardim de Infância de Ameal (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde novembro

2. Área aproximada da horta (m²):

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Não se aplica

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Com uma envolvência esporádica, não calendarizada, com o fornecimento de plantas ou sementes, conselhos de cultivo e consumo dos produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta foi inicialmente dividida ao meio estando cada metade ao cuidado de cada um dos grupo. Assim sendo, de um modo geral a manutenção é feita por ambas os grupos do Jardim de Infância,

7. Como é feita a preparação do solo?

No inicio o solo foi removido com uma pequena máquina, passados alguns dias foi espalhado estrume e uns dias mais tarde foram plantados os legumes.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Couves flor, portuguesa, roxa, nabo, galega, lombardo, coração, beterraba, alho francês, cebola, nabo, fava, alface, morangueiros, nabo.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sempre que o solo aparenta estar seco é regado com as crianças utilizando a água em depósito e regadores. Quando acaba a água é regado com mangueira

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não nos deparámos com essa situação.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Foram colhidas alfaces, colocadas em caixas e expostas no espaço exterior frequentado pelas famílias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: