saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Desde junho de 2021 (o primeiro terreno, com 50 m2); o segundo terreno (com 65 m2), tem vindo a ser preparado e cultivado desde setembro de 2021, estando ainda a ser concluído.
2. Área aproximada da horta (m²):
115 m2 (50 m2 + 65 m2)
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
7
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Estudo do Meio, Ciências Naturais, Físico-Química, Tutoria, Educação Física, Capacitação
3.3. N.º de alunos envolvidos:
Regularmente, 48; o número de alunos que participa em atividades de forma esporádica supera a centena.
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
1
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Devido à pandemia, a entrada dos encarregados de educação na escola tem estado fortemente condicionada, pelo que não foi possível envolver as famílias em nenhum aspeto desta atividade.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
A horta tem sido um espaço de aprendizagens ligadas à educação ambiental e a conceitos básicos da agricultura biológica para alunos com necessidades educativas especiais e do 1.º, 2.º e 3.º CEB. Estes têm experimentado as diversas operações que têm lugar numa horta biológica, da sementeira/plantação até à colheita, propagação de plantas e conhecido diversos hortícolas e aromáticas. Para além da extrema satisfação com que os alunos participam nas atividades, tem sido visível uma maior sensibilização para o consumo de vegetais e para as questões da sustentabilidade. A horta apoia também o curso de Cozinha, ao proporcionar o contacto com os produtos aí cultivados. Vários professores e funcionários têm fornecido plantas e sementes, sendo visíveis o interesse pelo projeto e a vontade de o apoiar. Os produtos da horta são doados ao Banco Alimentar do Beato e à Mercearia Social da Junta de Freguesia da Penha de França para serem distribuídos por famílias carenciadas da zona.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Periodicamente são feitas reuniões para organizar as plantações e as ações que serão realizadas. Foi criado um grupo de WhatsApp onde os professores intervenientes comunicam, partilham informações, agendam as tarefas a realizar e lançam alertas sempre que é detetado algum sinal de alarme.
7. Como é feita a preparação do solo?
Num primeiro momento foi necessário cortar a erva do terreno onde a horta foi instalada, que se encontrava abandonado, com uma roçadeira, o que foi feito por um funcionário da escola e com o apoio de funcionários da junta de freguesia, e limpar a enorme quantidade de escalracho que cobria todo o terreno. Esta tarefa tem sido a mais desafiante e difícil. O solo é mobilizado e limpo recorrendo a alfaias tradicionais e à monda manual, em vários momentos distintos, consoante a disponibilidade da equipa de professores e dos alunos e as necessidades. Ainda não foi fertilizado mas, no futuro, pretendemos usar composto e húmus de minhoca produzidos nos nossos compostores. O solo está dividido em talhões para que possa haver rotação de culturas e, no inverno, foram semeadas leguminosas (favas e ervilhas) num dos talhões.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Neste momento temos quatro compostores termofílicos disponibilizados pela Câmara Municipal de Lisboa. Para os utilizarmos algumas professoras realizaram formação através da iniciativa “Lisboa a compostar” e também da “Escola a compostar”. Nestes são colocados restos de alimentos recolhidos em casa de alguns professores, de alunos e na cozinha pedagógica, bem como algumas ervas espontâneas resultantes da monda da horta, restos dos próprios produtos cultivados, folhas secas oriundas dos espaços exteriores da escola e restos de cartão. No futuro vão também ser recolhidos cascas e caroços de fruta no refeitório. Existe ainda um pequeno vermicompostor feito com caixas de esferovite de transporte de peixe doadas por um supermercado da zona, que serve principalmente para fins didáticos.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
No inverno realizaram-se as seguintes culturas: vários tipos de couve em consociação com coentros e hortelã (para afastar a lagarta da couve), acelgas, chuchu, alfaces, cenouras, espinafres, alho-francês, rábano, favas, ervilhas, cebola, beterraba, alecrim, alfazema, sálvia, alho (em diversas zonas para afastar pragas) e cavalinha (que pretendemos usar para "tratamento" de algumas pragas, caso seja necessário). Na localização das culturas foi tido em consideração quais as plantas companheiras e quais as plantas antagónicas. Foram também plantadas tagetes, amores-perfeitos e calêndulas. Na primavera, num dos terrenos mantiveram-se algumas couves e cenouras junto à hortelã e plantou-se feijão-de trepar, beringela, espinafre neo-zelandês, alface e beterraba, No segundo terreno plantou-se vários tipos de abóbora com uma bordadura de calêndulas, melancia, meloa, melão, cebola, tomate em consociação com manjericão, pimento, courgete, feijão rasteiro, alguns vegetais asiáticos e mais alfazema. Algumas das culturas que foram feitas no segundo terreno tinham estado no primeiro terreno no final do ano passado, e assim foi mais fácil fazer a rotação. Criou-se também um muro com vasos com morangueiros, feitos a partir da reutilização de garrafões, e plantou-se hortelã da ribeira e erva-cidreira em caixas de esferovite doadas por um supermercado. Plantou-se ainda uma romãzeira.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
135 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Os produtos da horta são doados ao Banco Alimentar do Beato e à Mercearia Social da Junta de Freguesia da Penha de França para serem distribuídos por famílias carenciadas da zona. No caso de alguns produtos mais desconhecidos dos nossos alunos, como as acelgas ou o rábano, foram usados na preparação de pratos na cozinha pedagógica.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
A horta é monitorizada diariamente e as culturas são regadas quando apresentam essa necessidade. Em algumas culturas com maiores necessidades hídricas foi feito acolchoamento.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
É feita por observação direta pelos professores responsáveis pela horta, no mínimo duas vezes por semana.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
- Cochonilha, oriunda de uma árvore próxima e que foi combatida com a retirada manual e pulverização de uma solução de sabão e óleo onde tinha sido macerado alho.
- Caracóis, que foram detetados muito precocemente nas couves e combatidos recorrendo a casca de ovo partida, espalhada em volta das couves.
- Afídeos nas favas, combatidos com a pulverização de uma solução de sabão (e com a chegada das joaninhas, que muito nos ajudaram).
- Ratos na zona envolvente à horta e que têm atacado algumas culturas. Colocámos vasos com hortelã da ribeira, cujo cheiro dizem que os afasta, mas tratando-se de um problema de saúde pública foi contratada uma empresa especializada.
- Temos a fermentar churume de urtiga, para aplicação em pragas futuras em que tal se justifique.
- Os alunos fizeram dois hotéis de insetos, que foram colocados no extremo da horta, para atrair insetos benéficos para a horta.
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
Outra, qual?
Venda de suculentas propagadas pelos alunos para angariação de verbas para aquisição de mudas, sementes e ferramentas; doação dos produtos da horta para serem entregues a famílias carenciadas da zona.
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aulas na horta
No presente ano letivo realizaram-se cerca de 50 aulas na horta, envolvendo mais de 100 pessoas (algumas participaram em várias aulas), de várias disciplinas e atividades de enriquecimento. Dependendo da disciplina e da faixa etária dos alunos envolvidos, foram abordados e colocados em prática temas como: o que são plantas espontâneas e suas possíveis utilizações, identificação das plantas existentes na horta, atividades de manutenção da horta, compostagem, importância da fertilização do solo, tipos de solo, agricultura biológica vs. agricultura tradicional, propagação de plantas, ciclo de vida das plantas, consociações, polinizadores, ervas aromáticas, fatores bióticos e abióticos, medição de pH,… Os alunos observaram na prática os temas abordados, realizaram operações de manutenção da horta, semearam, plantaram, colheram, propagaram plantas e fizeram a manutenção dos compostores. A satisfação com que os alunos participam nestas aulas é bem visível e pedem frequentemente para que se repitam. Para muitos, a horta é o único contacto que têm com este género de atividades.
Atividade 2:
Descrição:
Confeção de sopas e outros pratos – Sopa comunitária
Existe a tradição de, na nossa escola, se realizar um almoço de Natal para todos os funcionários. Devido à pandemia, este ano o almoço não iria realizar-se. Surgiu então a ideia de os alunos do curso de Cozinha prepararem uma sopa para a comunidade escolar a partir das nabiças da horta pedagógica, sendo esta servida ao ar livre, no próprio espaço da horta. Foi um momento de partilha que fortaleceu o espírito de comunidade.
Atividade 3:
Descrição:
Doação de produtos da horta para serem entregues a famílias carenciadas da zona
Desde setembro já foram feitas duas entregas de hortícolas produzidos na horta pedagógica ao Banco Alimentar do Beato e uma à Mercearia Social da Junta de Freguesia da Penha de França. Para os alunos, é muito emocionante o momento de colher aquilo que produziram e esse sentimento é potenciado pelo facto de saberem que esses alimentos vão ser entregues a pessoas que deles necessitam.
15. Outros aspetos de realce da horta:
A horta tem motivado a proposta e realização de algumas atividades, nomeadamente na área da expressão plástica. Por exemplo, um grupo de alunos do1.º CEB executou marcadores para identificar as culturas recorrendo a colheres de pau, fez um espantalho e está a criar vasos em garrafas PET com o formato de animais. Um grupo de alunos com necessidades educativas especiais trabalha conceitos de matemática tendo como base o trabalho que realizou na horta.
Está a ser planificada mais uma valência da horta: um jardim sensorial. Pretende-se que neste existam plantas comestíveis que despertem e estimulem os cinco sentidos dos alunos.
15.1. Link para a página da horta:
Devido às restrições no acesso às redes sociais impostas pela Casa Pia de Lisboa, não existe página da horta.