Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Estômbar, Lagoa (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Cerca de 2 meses e meio

2. Área aproximada da horta (m²):

cerca de 7m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania, Tempo de Projeto, Expressões, Estudo do meio, Português, Matemática

3.3. N.º de alunos envolvidos:

106

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Foi pedida a colaboração para contribuírem com sementes, podas ou materiais para a criação da horta. Como a localização da horta é junto ao portão, as familias também têm acompanhado a evolução das plantações e decorações com entusiasmo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos mostram preocupação em cuidar da horta da escola e querem provar os legumes. A alface já deu para muitos alunos provarem e aguardam os tomates, morangos, melões... com entusiasmo.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

As professoras titulares têm gerindo as tarefas para que todas as turmas possam participar na mesma. As regas são feitas com regador por alunos (rotativamente) e por mangueira pelas professoras ou funcionarias com ajuda dos alunos. Diariamente são vistas as necessidades da horta e conforme a disponibilidade das turmas, os alunos rotativamente vão cuidar (sempre na presença de um adulto devido à idade e a imaturidade dos alunos)

7. Como é feita a preparação do solo?

Por alunos com supervisão das professoras.
Usamos como fertilizante as fezes dos animais (doações de famílias e moradores na rua da escola).

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Culturas plantadas: tomates, curgete, abóbora, melão, meloa, melancia, alface, cebola, alhos, batatas, manjericão, morangos, pimentos, coentros, hortelã. espinafres.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4kg de tomates, 5 kg curgete, 10kg abóbora, 4 kg de melão, 4kg de meloa, 6 kg de melancia, 1kg de alface, 2kg de cebola, 1kg de alhos, 3kg de batatas, 0,5kg manjericão, 2kg morangos, 2kg pimentos, 0,5kg coentros,0,5kg hortelã, 2kg espinafres.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Para os alunos poderem saborear legumes e frutos diversificados serão confecionadas saladas, sopas, batidos e bolos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Mangueira e regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Pelos alunos diariamente

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A turma que está a cuidar está presente na horta.
São explicados conhecimentos de Estudo do Meio relacionados com os alimentos, as plantas, os cuidados...

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Foram feitas aulas de desenho e fotografia, na disciplina de expressões, acompanhadas de exploração das espécies de plantas na escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A horta também tem sido usada para contagens e problemas na disciplina de matemática.
Também do seguimento de contagens, fez-se a receita e confeção da primeira salada com legumes da horta.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Os alunos demonstraram interesse por acompanhar a evolução da horta e as características de cada cultivo, assim como a vontade de provar novos legumes e frutos.

15.1. Link para a página da horta: