Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB de Ferragudo, Lagoa (Lagoa (Algarve))

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 7 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

150m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

232

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

8

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias participam através do envio de sementes, rolhas, pilhas e outros materiais para a construção de trabalhos diversos, sempre que necessário.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Antes do Covid: os EE/ Pais enviavam sementes ou vinham ajudar as turmas a plantar; quando os produtos cresciam os alunos recolhiam e vendiam-nos à entrada da escola às famílias. Nesse momento, os alunos construíam faturas e tratavam dos trocos. Também havia professores que pesavam com os seus alunos, bem como criavam problemas a partir do que retiravam da horta.
Atualmente, irão ser confeccionadas refeições com os produtos da horta, nomeadamente gelados de morango e sopas de ervilha.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Cada turma tem o seu canteiro e é responsável por cuidar do mesmo.

7. Como é feita a preparação do solo?

O município atempadamente é quem prepara o solo, os professores subdividem os canteiros e responsabilizam-se pelos mesmos.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Morangos, ervilhas, tomateiros, feijão, alface, couves, cebolas, ameixeira, figueira, nespereira, limoeiro, ...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A gestão é feita pelas auxiliares, nas horas de menor calor, gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

A turma F3A irá confecionar gelados saudáveis de morango, com os morangos da horta. Elaboração da receita pelos alunos e partilhada com as famílias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

A sala 3 do pré-escolar irá confecionar uma sopa com as ervilhas semeadas, apanhadas e descascadas pelos alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

A sala 2 do pré escolar FEIJÃO/ Isabel tomates

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://aeradainfancia.blogspot.com/p/a-nossa-horta-biologica.html