Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB Orjariça - FAROL (Torres Vedras)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há 4 anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

50 m2.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, matemática, estudo do meio e artes visuais.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

47

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os pais fazem semanalmente o acompanhamento da horta. Regam e planeiam com os alunos os próximos cultivos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Para além da promoção da agricultura biológica, os alunos vendem os seus produtos para angariarem fundos de forma a fazerem melhorias no parque escolar.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Horta é organizada semanalmente e as tarefas são decididas em assembleia de escola.

7. Como é feita a preparação do solo?

É realizadas pelos alunos, em articulação com as professoras e com os pais, mas se forma manual.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Folhas secas, restos e cascas de frutas e legumes

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, couve portuguesa, couve brócolo, couve de Bruxelas, ervilhas, tomate, morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Nunca se pesaram os produtos.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo dos alunos e venda para compra de novas sementes e plantas

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Dias intercalados, com regador.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que necessário.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Participação da feira rural de Torres Vedras - venda dos produtos colhidos na horta e outros provenientes de agricultura familiar dos alunos. Envolveu, alunos, professores, AOs, pais e comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Circuitos de aprendizagem sobre plantas - Visualização de um Vídeo - Edpuzzle; - Ciências experimentais - Descoberta de diferentes "Pigmentos das Plantas"; - Culinária - Confeção de um bolo de espinafres colhidos na horta;- Observação da horta, comparação entre plantas e categorização entre plantas completas e incompletas; - Observação de plantas reais (colhidas na horta); - Jogo – Baamboozle – sistematização.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: