saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
Este ano faz 3 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
cerca de 30 a 50 metros quadrados
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
2
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
0
3.3. N.º de alunos envolvidos:
20
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
2
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Com oferta de sementes, plantas, cascas para o compostor. Neste momento não é permitida a entrada dos familiares na escola.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As crianças gostam de participar na manutenção, retiram ervas, apanham folhas, semeiam, cavam. Depois transmitem o que fazem aos familiares e estes dão palavras de incentivo para continuarmos e até aprendem conceitos novos e partilham o que sabem. Também tudo que fazemos na nossa horta contamos no jornal.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Sempre que possível as crianças vão para a horta. Umas regam, outras removem as ervas, outras observam se há bichinhos. Estas tarefas são combinadas antes de saírem da sala, e por preferência, tenta-se também que todos façam rotatividade.
7. Como é feita a preparação do solo?
No inicio do ano letivo temos sempre que pedir que nos limpem a horta, pois está com a erva demasiado crescida e vasta. Depois as crianças com a ajuda dos adultos cavam, fertilizam o solo e semeiam ou plantam com o que nos é fornecido.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Temos um compostor cedido pelo departamento do ambiente. Lá colocamos folhas, cascas, serrim e relva quando nos dão.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Geralmente temos favas, ervilhas, alhos, couves e alface. Temos também alecrim, alfazema, em consociação.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Ervilhas- 1kg
Favas - 1,5kg
Couves - 6 pés
Alface - 6 pés
Feijão - 6 pés mas ainda estão a crescer
Abóbora - 6 pés
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
São distribuídos pelas crianças para levarem para casa.
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Como estamos com um período de seca, faz-se a rega com regador, utiliza-se pouco a mangueira.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Sempre que vemos algo diferente atuamos, mas para já não tem havido qualquer tipo de pragas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
As crianças gostam muito de vir para o exterior e conversar sobre o que temos ou vamos fazer na horta Todos gostam de participar.
Atividade 2:
Descrição:
Uma outra atividade que foi feita no exterior foi a sementeira de relva em copos e provavelmente irá ser colocada alguma desta relva numa parte da horta, pois achamos que ficará um espaço fresco e acolhedor para as crianças.
Atividade 3:
Descrição:
Uma outra atividade,foi semear amores perfeitos em caixas de ovos. Foi interessante, mas o resultado ainda não é visível, a relva nasceu bem mais rápido, contudo continuam a regar para ver se algo aparece.
15. Outros aspetos de realce da horta:
Este ano letivo e como tem chovido, tem nascido muita erva, principalmente fetos que nos tem dado que fazer, para manter a parte da horta limpa.
15.1. Link para a página da horta:
Jornal dos escuteiros e Boletim de educação http://www.famalicaoeducativo.pt/_boletim_da_educacao_n_449