Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Palhais (Barreiro)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
As crianças mostram muita motivação para aprender tudo o que se tem que fazer para manter uma horta. Questionam muito sobre a germinação e estão muito empenhadas em cuidar dela.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Plantamos brócolos, cenouras, repolho, couve portuguesa, cebolo, alho francês, beterraba, alfaces de várias qualidades, abobora, morangos, salsa, coentros, manjericão, tomilho, hortelã de várias espécies, poejos.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Aprendem o nome das plantas, das árvores, das ervas aromáticas e fazem registos gráficos das mesmas.
Aprendem sobre os insetos que são prejudiciais para a horta e os que são benéficos e também dicas de como manter a horta saudável.
Foram também recolhidos, por fases os produtos da horta e realizados cabazes que foram sorteados nas salas, para as acrianças.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Envolveu os alunos e suas famílias e também professores e auxiliares. Todos juntos temos trabalhado para a nossa horta ser um sucesso.
15.1. Link para a página da horta: