Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica Vila Nova de Anços (Soure)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Frequência: duas ou três vezes por período, de acordo com a necessidade.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Apresentam mais conhecimentos, nos relatos que fazem, sobre a alimentação saudável, os alimentos próprios da época e a s plantas existentes na horta.
A comunidade reconhece na escola um elemento de transmissão de conhecimentos sobre as hortas biológicas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Todos os alunos participam nas tarefas da horta com a supervisão e orientação das professoras.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
No presente ano, realizou-se uma vez, no dia 28 de fevereiro.
Foram selecionados produtos da horta usados no caldo verde - couve, batata, alho francês, cebola.
As crianças observaram cada ingrediente, calcularam quantidades, pesaram ingredientes, fizeram registos.
A sopa serviu como primeiro prato do almoço, em substituição da sopa servida na cantina (reduzindo o desperdício alimentar).
O registo foi publicado na página do facebook da escola, registando-se um bom feedback por parte das famílias e da restante comunidade.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Não é contabilizável o número de vezes que a horta é usada para o desenvolvimento de aulas, uma vez que acontece frequentemente e sempre que se justifica.
A horta é utilizada para explorar temas das diversas disciplinas - experiências de germinação e desenvolvimento das plantas; contagens e medições do comprimento das plantas; registos escritos; textos criativos com base na horta...
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: