Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica Vila Nova de Anços (Soure)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há sete anos.

2. Área aproximada da horta (m²):

Tem 40 m².

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Estudo do Meio, Matemática, Cidadania e Educação Artística

3.3. N.º de alunos envolvidos:

29

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Fornecem sementes, plantas e terra; colaboram nas plantações e prestam informações importantes acerca das plantas da época, dos cuidados a ter, das plantas mais cultivadas na localidade...
Frequência: duas ou três vezes por período, de acordo com a necessidade.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos já participam nas hortas familiares.
Apresentam mais conhecimentos, nos relatos que fazem, sobre a alimentação saudável, os alimentos próprios da época e a s plantas existentes na horta.
A comunidade reconhece na escola um elemento de transmissão de conhecimentos sobre as hortas biológicas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A organização é feita pelas professoras de acordo com as necessidades da horta.
Todos os alunos participam nas tarefas da horta com a supervisão e orientação das professoras.

7. Como é feita a preparação do solo?

É feita com alfaias agrícolas manuais; a fertilização é realizada com o composto conseguido com o resto de alimentos consumidos na escola, folhas secas recolhidas no recreio e ervas daninhas provenientes da limpeza do terreno.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

O composto é conseguido com o resto de alimentos consumidos na escola, folhas secas recolhidas no recreio e ervas daninhas provenientes da limpeza do terreno.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas são: brócolos, couves, nabiças, favas, ervilhas, beterrabas, cebolas, alhos, pimentos, alfaces, tomate, batatas...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada, normalmente, pela manhã, com água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

A monitorização é feita regularmente, por observação direta.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Confeção de sopa
No presente ano, realizou-se uma vez, no dia 28 de fevereiro.
Foram selecionados produtos da horta usados no caldo verde - couve, batata, alho francês, cebola.
As crianças observaram cada ingrediente, calcularam quantidades, pesaram ingredientes, fizeram registos.
A sopa serviu como primeiro prato do almoço, em substituição da sopa servida na cantina (reduzindo o desperdício alimentar).
O registo foi publicado na página do facebook da escola, registando-se um bom feedback por parte das famílias e da restante comunidade.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta
Não é contabilizável o número de vezes que a horta é usada para o desenvolvimento de aulas, uma vez que acontece frequentemente e sempre que se justifica.
A horta é utilizada para explorar temas das diversas disciplinas - experiências de germinação e desenvolvimento das plantas; contagens e medições do comprimento das plantas; registos escritos; textos criativos com base na horta...

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta tem, também, função de embelezamento do espaço escolar.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/Escola-B%C3%A1sica-de-Vila-Nova-de-An%C3%A7os-334736297071537/?ref=pages_you_manage