Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca - Outeiro (Guarda)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

No ano anterior tínhamos uma horta mais pequena e dois canteiros com ervas aromáticas.

2. Área aproximada da horta (m²):

A horta terá aproximadamente 50 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Português, Matemática e Estudo do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

Cerca de 100

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Pedimos a colaboração dos familiares dos alunos na recolha de sementes e de plantas para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos e toda a comunidade escolar tem a preocupação de trazer e aproveitar as partes da fruta e dos legumes que não são utilizadas para pôr nos compostores da horta.
Os alunos têm a preocupação de visitara horta e verificar se é preciso regar as plantas.
Verificámos que os alunos alteraram alguns hábitos alimentares no que respeita aos lanches.
Os pais estão interessados em levar para as suas casas alguns excedentes dos produtos hortícolas para consumirem nas suas casas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Há um professor responsável pela horta. As tarefas são repartidas por todos os alunos. Todas as semanas vão duas turmas cuidar da horta. Também são feitas pesquisas sobre os legumes que mais se adaptam ao nosso clima e pesquisas sobre legumes ou plantas que os alunos gostariam de ter na horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

O solo foi lavrado, as ervas que estavam à superfície serviram de fertilizante, juntamente com o estrume de alguns animais que há na quinta da escola. Foram escolhidos alguns legumes cuja sementeira podia ser feita em janeiro e fevereiro. Também foram construídos dois compostores.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem é feita com secos e com as cascas da fruta e as partes dos legumes que não são utilizadas na elaboração do almoço dos alunos, no refeitório. Alguns alunos trazem de casa cascas de fruta e restos de legumes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Neste momento temos: cebolas, alhos, cenouras, alfaces, nabos, favas, ervilhas e couves.
Pretendemos ter espinafres, courgettes, tomateiros, abóboras, pimenteiros, lufa, chuchus,...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Temos um poço. Para não haver desperdício a água vai para um bidon com torneira e vai sendo retirada de acordo com a necessidade de rega das diferentes plantas.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, a monitorização é feita semanalmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos pulgões nas favas. Não conseguimos eliminar totalmente a praga. Para esse efeito utilizámos água e sabão azul ralado, 1 chávena de café de sabão por um litro de água e pulverizámos. Também experimentámos água oxigenada misturada com água, uma medida de água oxigenada para três de água. Não sei se foram os produtos mais adequados para combater os pulgões.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

Um porco.

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Já realizámos quatro feiras. São vendidos nessas feiras molhinhos e vasos com aromáticas, morangueiros e todo o tipo de produtos que colhemos na horta.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os legumes serão utilizados na confeção dos almoços dos alunos.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Sempre que possível aproveitamos a horta para trabalhar conteúdos curriculares.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: