Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

4

2. Área aproximada da horta (m²):

10m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio, Ciências Experimentais e Conhecimento do Mundo

3.3. N.º de alunos envolvidos:

50

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias fornecem as plantas e sementes para plantar.
Pontualmente visitam a horta.
Quando inquiridos ou solicitados transmitem conhecimentos agrícolas

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Propicia um maior conhecimento sobre o que é a agricultura biológica e produtos biológicos.
Prevê-se a confeção de uma sopa/salada/gelatina com os produtos colhidos
Os alunos manifestam grande satisfação quando veem o desenvolvimento/crescimento das plantas.
Comparam o estado de desenvolvimento das plantas com os dos seus familiares ou vizinhos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São organizados grupos de trabalho: plantar, regar, tirar ervas daninhas, verificar se há caracóis e colher

7. Como é feita a preparação do solo?

Os auxiliares da escola colaborar na preparação do terreno. Quando o terreno exige uma limpeza mais profunda temos a colaboração da Junta de Freguesia

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A escola tem um contentor de compostagem para onde é levado os desperdícios da cantina e folhagem do jardim.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

couves, alfaces, feijão, favas, alhos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água é recolhida de alguns telhados em contentores, para posteriormente fazer a rega (água da chuva).

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim.
O grupo de alunos, responsável por esta tarefa, uma vez por semana vai verificar a horta ( retiram as ervas )

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas ao ar livre:
Foram observadas as plantas e sementes, explicadas e registadas as fases de desenvolvimento das plantas.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Deu -se inicio à preparação da terra, cavando e retirando as ervas, afim de se podar semear e plantar os diferentes produtos
Os alunos deram início a plantação e sementeira de alguns produtos (girassol, feijão, batata, fava, cebolas, alhos, alfaces e couves)
Colocaram-se etiquetas para a sua identificação dos produtos.
Em aula ao ar livre, identificou-se os diferentes produtos e a forma como seriam colocados na terra (sementeira/plantação)

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Procedeu-se à apanha de alguns produtos já criados.
Os produtos que se desenvolvem na horta foram colhidos e entregues na cantina da escola (em pequenas quantidades visto tratar-se de uma horta pequena).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: