Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Centro Escolar de Santo André (Vila Nova de Poiares)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Pontualmente visitam a horta.
Quando inquiridos ou solicitados transmitem conhecimentos agrícolas
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Prevê-se a confeção de uma sopa/salada/gelatina com os produtos colhidos
Os alunos manifestam grande satisfação quando veem o desenvolvimento/crescimento das plantas.
Comparam o estado de desenvolvimento das plantas com os dos seus familiares ou vizinhos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
O grupo de alunos, responsável por esta tarefa, uma vez por semana vai verificar a horta ( retiram as ervas )
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Foram observadas as plantas e sementes, explicadas e registadas as fases de desenvolvimento das plantas.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Os alunos deram início a plantação e sementeira de alguns produtos (girassol, feijão, batata, fava, cebolas, alhos, alfaces e couves)
Colocaram-se etiquetas para a sua identificação dos produtos.
Em aula ao ar livre, identificou-se os diferentes produtos e a forma como seriam colocados na terra (sementeira/plantação)
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Os produtos que se desenvolvem na horta foram colhidos e entregues na cantina da escola (em pequenas quantidades visto tratar-se de uma horta pequena).
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: