Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB1 de Alcains (Castelo Branco)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
Caso seja possível a sua realização, temos programado o “Dia do Eco-escolas” para o mês de Junho, que será aberto à comunidade e que incluirá visita guiada à horta e workshop para Pais/EE.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Quanto aos alunos, temos vindo a notar cada vez maior interesse em participarem, voluntariamente, nos trabalhos da horta. Temos notado melhoria de capacidades, quer intelectuais, quer motoras (maior destreza manual e de orientação espacial, por exemplo). O interesse pela escola tem aumentado, especialmente no caso de alunos com maiores dificuldades ao nível intelectual e desinteressados pelo ensino. O espaço da horta tem funcionado, inclusive, como terapêutico, quer ocupando os alunos mais problemáticos ao nível comportamental, quer funcionando como calmante para alunos mais irrequietos ou com problemas de controlo da agressividade.
Os Workshops da Horta, que mais não são do que aulas práticas, ao ar livre, os alunos percebem que muitos dos conceitos e aprendizagens que adquirem na sala de aula, de forma mais teórica, têm aplicação prática e que ajudam a resolver problemas e situações do dia-a-dia.
Em relação à comunidade escolar do Agrupamento tem sido influenciadora de boas práticas. O Jardim-de-Infância de Alcains, motivado por nós e pela nossa prática (e com a nossa ajuda), revitalizou o espaço para horta, que já existia, mas que estava subutilizado, em grande parte por se ter tornado pouco arável, devido à existência de árvores de fruto que ocuparam o solo com raízes. Este ano as educadoras apresentaram ao Conselho Pedagógico o projeto “A horta no Jardim-de-Infância” e já foram criados 6 canteiros em altura, onde têm diversos cultivares e onde realizam atividades com as suas crianças. Por seu lado, na aldeia de Tinalhas, no 3º período, a professora e os alunos, com colaboração dos pais, construíram uma mini-horta. As plantas que lá colocaram foram, na sua maioria, oferecidas pela nossa Horta Bio. Na aldeia de Escalos de Cima realizámos um workshop com os alunos e quer a professora, quer os alunos, estão já a planificar, com participação familiar, a criação de uma hortinha no início do próximo ano letivo.
No edifício 2 da nossa escola, a turma 4ºB,com a ajuda do professor das AEC, Vítor Cocharra, no 2º período, construiu um canteiro com cerca de 2,5 m2, onde fizeram uma mini-horta. Como o professor no 3º período foi para outra escola, são agora os alunos com ajuda da auxiliar que cuidam dela. Neste momento foi integrada à nossa horta e já fizemos com os alunos da turma mais sementeiras e novas plantações. Além disso, sendo alunos de 4º ano, vão sair da escola, pelo que outros alunos irão tomar conta dela. Não iríamos deixar “morrer” a ideia e o trabalho já efetuado.
Temos tido várias solicitações de adultos da escola e até exteriores à escola, que nos vêm questionar sobre práticas de agricultura biológica, como por exemplo, que plantar ou semear na horta em determinado período, como devem fazer a rotação de culturas, a pilha de compostagem ou caldas naturais contra pragas como afídeo e lagarta.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
A mobilização do solo foi feita manualmente, com apoio de ferramentas de mão.
A limpeza é feita pelo menos uma vez por semana (retirar folhagem velha, algumas ervas, sachar algo que necessite). As folhas e as ervas, desde que não apresentem doenças ou sementes maturadas, são colocadas na pilha de compostagem.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Família Asteraceae: alfac
Família Crucifereae: brócolo; couve galega; couve repolho (coração de boi e lombardo); couve chinesa; couve roxa
Família Apiaceae: salsa; coentro; funcho
Fanília Lileaceae/Amarilidaceae: cebola; alho francês
Família Solanaceae: batata; tomate; pimento; beringela
Família Curcubitaceae: melancia; melão e meloa; pepino; lufa e cabaça
Família Convolvulaceae: batata doce
Consociação: Milho (doce e pipoca) + alface
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Para pequenas regas íamos utilizando (enquanto havia) água da chuva, mas quando começou a aquecer o tempo, tornou-se insuficiente e utilizamos também água da torneira (mangueira). Quando pudermos, gostaríamos de instalar rega automática, para poupar água (aí poderíamos regar, por ex, de noite).
Temos tentado regar de manhã, mas no período de verão a ver se conseguimos regar mais ao final do dia, pois a nossa região é muito quente. Regamos, é claro, somente quando necessário e o que necessita, pois as plantas são como nós, só gostam de beber quando têm sede…
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Construção de um hotel de insetos
15.1. Link para a página da horta: