Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Colégio São José de Bairros (Lousada)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Foi implementada este ano letivo

2. Área aproximada da horta (m²):

30

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Ciências Naturais

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

1

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Colaboram com o fornecimento de plantas que depois são plantadas na nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos têm aulas práticas na horta; realizam atividades de limpeza, rega e vigilância.
Adquirimos um compostor para auxiliar no depósito dos vestígios de matéria orgânica que possam ser utilizados produzir composto. O objetivo é que sejam os próprios alunos a serem proativos no processo do ciclo de vida das plantas.
Educação ambiental mais prática e eficaz na mudança de comportamentos nos alunos.
Maior respeito pela natureza.
Maior sensibilização para o não desperdício alimentar.
Maior consciencialização social para a necessidade de terem a sua própria horta nas suas casas/casa dos avós.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A professora de ciências naturais, Sílvia Ribeiro, fica responsável por toda a organização da horta e repartição das tarefas atribuídas aos alunos.
Os alunos têm de obedecer a uma escala semanal. Entre eles, os alunos do 6ºB, nesta primeira fase ficaram responsáveis pela rega, limpeza e embelezamento da horta.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo é realizada através de supervisão da professora de ciências naturais, com a utilização de ferramentas agrícolas como enxadas e sachos.
Nesta preparação do solo estiveram envolvidos os alunos do 5ºA, 5ºB, 6ºA, 6ºB, 8ºA e 8ºB.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Materiais orgânicos/verdes da cantina da escola e lanches dos alunos.
Materiais secos/castanhos, nesta primeira fase, são recolhidos na mata localizada na zona envolvente ao colégio.
A professora de ciências naturais, Sílvia Ribeiro, realiza saídas de campo com este objetivo.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, cenoura, cebolinho, hortelã, salsa, alecrim, erva cidreira, loureiro.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

1kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Cantina do Colégio

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Recurso a recipientes como garrafões de água adaptados a regador e mangueira.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Ainda não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: