Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Colégio São José de Bairros (Lousada)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Adquirimos um compostor para auxiliar no depósito dos vestígios de matéria orgânica que possam ser utilizados produzir composto. O objetivo é que sejam os próprios alunos a serem proativos no processo do ciclo de vida das plantas.
Educação ambiental mais prática e eficaz na mudança de comportamentos nos alunos.
Maior respeito pela natureza.
Maior sensibilização para o não desperdício alimentar.
Maior consciencialização social para a necessidade de terem a sua própria horta nas suas casas/casa dos avós.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos têm de obedecer a uma escala semanal. Entre eles, os alunos do 6ºB, nesta primeira fase ficaram responsáveis pela rega, limpeza e embelezamento da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
Nesta preparação do solo estiveram envolvidos os alunos do 5ºA, 5ºB, 6ºA, 6ºB, 8ºA e 8ºB.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Materiais secos/castanhos, nesta primeira fase, são recolhidos na mata localizada na zona envolvente ao colégio.
A professora de ciências naturais, Sílvia Ribeiro, realiza saídas de campo com este objetivo.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: