Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola EB 2,3 Gomes Eanes de Azurara (Mangualde)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Tomam também conhecimento do que consciste a agrcultura biológica ea qual pusemos obviamente em prática.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Temos um funcionário que constantemente vai vigiando e tomando conhecimento das necessidades da horta.
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Espinafres - 5Kg
Favas - 10 Kg
Morangos - residual
Cebolas - 8kg
alho - 5kg
carvalhos - 5 pequenas árvores semeadas este ano.
pessegueiro - uma pequena árvore que surgiu sem ser intencionalmente semeada.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
As favas irão ser cozinhadas na escolas e distribuídas pelos alunos do clube, professores e funcionários.
Os morangos foram comgos diretamente na horta.
As ervas aromáticas produziram muito pouco.
Os carvalhos serão plantados no próximo ano letivo.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeçao - 1uma vez. As favas irão ser cozinhadas na escolas e distribuídas pelos alunos do clube, professores e funcionários..
Ambos são importantes pois são oportunidades para consciencializar a comunidade escolar relativamente à agricultura biológica.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Não existem fotos pois ainda se irá realizar.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: