Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde sempre. Nos últimos anos tem sido feito um maior investimento para rentabilização da horta/ quintal da Instituição para consumo póprio.

2. Área aproximada da horta (m²):

400 (área com mais atividade/ intervenção das crianças)

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Resposta social de CATL e EEPE (Pré Escolar)

3.3. N.º de alunos envolvidos:

102

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Nem sempre as famílias foram ou são envolvidas na horta/ quintal do Patronato. Em situações pontuais participam voluntariamente na preparação do terreno, assim como elementos da comunidade, com o trator, por exemplo.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta é usada desde sempre na Instituição para cultivo de produtos para consumo próprio. Anos com mais investimento e rentabilização que outros. Nos últimos anos tem-se vindo a apostar mais na horta, como forma de diminuir despesas com fornecedores, aumentar o consumo de produtos biológicos e envolver mais as crianças neste processo.
Dadas as grandes dimensões do terreno, o espaço da horta funciona como espaço livre de recreação das crianças (essencialmente do CATL), promovendo a educogenia nas áreas da biodiversidade, agricultura biológica, com todos os benefícios do contacto das crianças com a terra. Muitas das intervenções das crianças na horta surgem de forma informal, quando nos momentos livres de lazer, entram em contacto com o espaço e as colaboradoras da horta, sendo desafiados a aprender e a ajudar nos trabalhos (limpeza, plantação, recolha de alimentos). Assim não se sentem obrigados, mas mais envolvidos e motivados.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A Instituição possui uma equipa de colaboradores e um voluntário da Direção que trabalham a tempo parcial na horta. São pessoas dos recursos humanos com conhecimentos e sensibilidade na área que se têm vindo a dedicar neste trabalho.
Dada a extensão da horta recorre-se a um trator e trabalho agrícola manual para limpar e preprar a terra.
É feito um estudo dos produtos que mais se consomem na Instituição e que se possam cultivar, de acordo com as épocas de plantação e consumo.
A equipa prepara esse trabalha e sempre que possível envolve as crianças das respostas sociais. Assim como os responsáveis pelas respostas sociais nas suas planificações incluem ações na horta, de forma planeada ou espontânea.

7. Como é feita a preparação do solo?

Recurso a máquinas agrícolas (trator por parte de um voluntário da Direção/ comunidade) e investimento numa pequena motocultivadora.
Recurso à limpeza manual, com a equipa, as crianças e pessoas que colaboram.
Recurso a fertilizantes naturais.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A compostagem esteve parada durante um período. No entanto este ano arrancou de novo, com a oferta de um compostor por parte da Câmara Municipal de Águeda, com recurso aos desperdícios da cozinha (cascas de batatas, frutas, palhas/ ervas da limpeza do terreno, outros produtos da cozinha...)

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Espaço para couves/ hortícolas (ervilhas, cebolas, alho francês, alface, nabos, feijão, tomates, pepinos, favas)
Espaços para árvores de fruto (laranjas, maças, limões, nêsperas, fambroesas)
Espaço para aromáticas
Espaço para morangos
Espaço para batatas

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Consumo semanal de acordo com a Ementa, substituindo as encomendas a fornecedores.
Exemplos:
Laranjas 14 kg/ semana
Couve lombarda: 10 kg/ semana
Cebolas: 5 kg/ semana
Batata: previsão de 100 kg/ semana
Couve portuguesa: 5kg/ semana
Favas: 5 kg
(referente ao mês de maio)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo na Instituição (refeições escolares EB1 Travassô, respostas sociais de creche, pré-escolar e SAD), refeições dos funcionários, vendas solidárias na comunidade.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Com recurso a água de furo próprio, no terreno.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Observação e cuidado constantes.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Pombas que destruíam as plantações. Recurso a objectos brilhantes nas plantações.
Construção de um espantalho pelas crianças.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

O espaço da horta como espaço de lazer e aprendizagem. Colaboração da Equipa do CATL com a Equipa do quintal na manutenção da horta de forma espontânea.
Aproveitar os tempos livres após as aulas para as crianças explorarem e brincarem nos espaços da horta, permitindo interagir com as colaboradoras, criar ligação e de forma espontânea serem desafiadas a colaborar (fazer questões, aprender, ajudar a limpar, recolher produtos para a cozinha, ajudar a plantar).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Colheita de produtos para a cozinha.
Com frequência as crianças são desafiadas a colaborarem na colheita de produtos para consumo na Instituição.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Integrada na Semana Eco Escola realizamos uma pequena feira "Bancada Verde", onde incluímos produtos da nossa horta.
A colheita foi realizada pelas crianças e colaboradores da horta. A Bancada Verde foi no Dia Aberto para toda a comunidade educativa.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Espaço verde/ quintal muito grande da Instituição que permite usar como espaço de lazer e de aprendizagem, sendo uma mais valia, desde sempre no cultivo/ produção de produtos para consumo da Instituição.
Tem sido feito um maior investimento nesta área nos últimos tempos, com o apoio voluntário de um membro da Direção. As dificuldades prendem-se muitas vezes com a gestão de recursos humanos para tratar da horta.
Num futuro próximo conseguir embelezar mais o quintal,com alguns passadiços para melhor definir espaços de passagem.

15.1. Link para a página da horta: