Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Cepães (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

21,7 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Of. Complementar, Desenvolvimento e Cidadania e Est. do Meio

3.3. N.º de alunos envolvidos:

27

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias contribuíram com as plantas dos legumes para a horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aprender sobre o modo de produção biológico dos legumes/vegetais.
Aprender atividades relacionadas com a agricultura tradicional (cavar, sachar, fertilizar,..).
Sensibilizar para os benefícios do consumo de produtos frescos, biológicos, da época e locais.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A plantação foi realizada pelos alunos, organizados em pequenos grupos, com supervisão e ajuda de adultos responsáveis (professores e funcionários).
A manutenção e rega é realizada de forma rotativa, por grupos, com acompanhamento dos professores ou funcionários.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do solo foi realizada manualmente e de forma tradicional, ou seja, com enxadas e posteriormente uniformizado com ancinhos.
Seguidamente, foi fertilizado com compostagem bio, à base de restos de plantas e de folhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Restos de folhas, cinza da limpeza da caldeira de aquecimento, terra, restos de relva e restos de frutas.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Primeiramente, cultivaram-se as alfaces, pois são plantas que são dão bem com a maioria das outras culturas. À frente das alfaces, colocaram os morangueiros. Seguidamente, do lado esquerdo, um canteiro de cebolas e do seu lado direito, foram plantados pepinos porque são plantas companheiras. À frente das cebolas colocaram-se as beterrabas e do seu lado direito as curgetes. Por fim, no último canteiro, plantaram- se os pimentos e tomateiros pois são duas culturas que se podem consociar.
Antes de realizarem as plantações, os alunos pesquisaram sobre os plantas da hortas que são companheiras ou antagónicas e realiza-se um croqui.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento, apenas temos alface (+- 4 kg) e cebola (+- 3kg).

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destino dos produtos da horta são para consumo dos alunos durante o almoço.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A água da chuva é reaproveitada em bidões e baldes.
Nas semanas que não chove, a rega faz-se com água da rede, preferencialmente de manhã para poupar o consumo de água e as culturas resistirem melhor ao calor durante o dia.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Através da observação diretas das plantas, duas a três vezes por semana.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em algumas aulas de Estudo do Meio, quando eram abordados os conteúdos sobre as plantas ou os solos, os alunos iam para a horta verificarem os procedimentos na plantação e cuidados a ter com as plantas e analisavam os solos e sua fertilização.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Os alunos construíram "animais amigos da horta" em material recuperado para serem colocados nas culturas como forma de afugentarem os passarinhos que costumam vir bicar as alfaces e as beterrabas.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Até ao momento, foi realizada uma sala de alface e cebola para acompanhar o almoço na escola.
Posteriormente, poderão ser confecionadas mais refeições ou saladas, pois as culturas ainda estão em desenvolvimento (pimento, tomate, beterraba, curgete).

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta na escola é sempre um espaço de interesse e aprendizagem para os alunos. Muitas vezes, nos intervalos, estes vão lá espreitar a sua evolução e sua biodiversidade.

15.1. Link para a página da horta: