Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Cepães (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aprender atividades relacionadas com a agricultura tradicional (cavar, sachar, fertilizar,..).
Sensibilizar para os benefícios do consumo de produtos frescos, biológicos, da época e locais.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A manutenção e rega é realizada de forma rotativa, por grupos, com acompanhamento dos professores ou funcionários.
7. Como é feita a preparação do solo?
Seguidamente, foi fertilizado com compostagem bio, à base de restos de plantas e de folhas.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Antes de realizarem as plantações, os alunos pesquisaram sobre os plantas da hortas que são companheiras ou antagónicas e realiza-se um croqui.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Nas semanas que não chove, a rega faz-se com água da rede, preferencialmente de manhã para poupar o consumo de água e as culturas resistirem melhor ao calor durante o dia.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Posteriormente, poderão ser confecionadas mais refeições ou saladas, pois as culturas ainda estão em desenvolvimento (pimento, tomate, beterraba, curgete).
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: