Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola EB1 de Esmeriz (Vila Nova de Famalicão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Há mais de um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 40 metros quadrados.

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

5

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio; Expressões; Cidadania; Matemática; Português.

3.3. N.º de alunos envolvidos:

84

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias tem colaborado com a oferta de sementes e plantas, assim como na preparação da terra e, posterior, plantação.

A frequência com que se realizam estas iniciativas é uma vez por período.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Os alunos e suas famílias ficaram mais informados e sensibilizados para o consomo de produtos biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está organizada por canteiros, um canteiro por turma. Os alunos de cada uma das turmas são responsáveis pela manutenção da sua horta, nomeadamente, com a rega, remoção das ervas daninhas e avaliação do crescimento dos produtos.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos retiram as ervas daninhas, remexem terra e colocam o composto (matéria orgânica trazida de casa, ao longo do ano). Todo este processo, teve a colaboração das famílias e da Junta de Freguesia, sempre que necessário.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os resíduos domésticos/matéria orgânica trazida de casa e cantina escolar.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alfaces, alho, couve, cebola, morangos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

10 kg no total.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Famílias dos alunos.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Cada turma é responsável pela rega da sua horta. Durante as interrupções letivas, esta tarefa fica a cargo das auxiliares envolvidas no projeto.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que identificarmos algum tipo de anomalia no crescimento/ evolução das plantas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aproveitamos a horta pedagógica para abordar o tema das Plantas nas diferentes turmas ( partes das plantas; tipos de plantas; utilidade das plantas;...).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/EB-S%C3%A3o-Mar%C3%A7al-Esmeriz-1108173525871874/photos/pcb.5488415337847649/5488412684514581/?__cft__[0]=AZULEdQP77oF22avHa4yamri8rtU3bUkKbJLalHD9pL2j_vhsI9WNs3S4D0tXrYGibApsuHne01Pruh3sb0EoHAfxf_emnEVj9u6ZytbvtSD6PkBuYL1QqHiBXB0