Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
A turma B do Pré escolar dinamizou a atividade de materiais recicláveis que as crianças trouxeram de casa com a colaboração dos encarregados de educação, para construírem o espantalho para a nossa horta.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Os alunos envolvidos desde o início do ano são os da pré e a turma 8A. Nesta última, a docente e coordenadora do programa desenvolveu o tema do Equilíbrio dos ecossistemas, abordado no 8º ano.
À medida que os trabalhos progrediram outras turmas mostraram interesse em participar, desde o 1º ciclo, 2º ciclo e CEF (turma 1A2 que se responsabilizou pela limpeza da horta no mês de maio).
Ao nível da comunidade escolar, nomeadamente os Encarregados de Educação, ajudaram a construir o espantalho que protegeu as nossas sementeiras.
Os legumes produzidos foram distribuídos pelas turmas do Curso de Restaurante Bar, que os utilizaram para confecionar alguns pratos fornecidos no Bar Pedagógico. Os docentes e assistentes técnicos e pedagógicos também tiveram a possibilidade de usufruir dos legumes provenientes da horta,
As metas que atingimos são:
- o gosto pela jardinagem e agricultura biológica;
- hábitos de preservação e manutenção da horta;
- dinamizar o espaço exterior;
- experimentar diferentes estratégias de aprendizagem;
- Observar e investigar o desenvolvimento de plantas e sementes e produtos agrícolas.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
O Sr. Figueiredo ajudou os alunos mais velhos a preparar o terreno para as sementeiras. Os alunos do pré-escolar, ajudados pelas docentes, também o fizeram.
A fertilização do terreno foi feita com recurso ao composto do compostor instalado junto à horta.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Morangos.
Aromáticas: erva-cidreira, hortelã-pimenta, salsa
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Confeção de algumas refeições pelos alunos da pré, com auxílio dos docentes.
Oferta de um pequeno cabaz aos elementos da direção, docente e outros elementos da comunidade escolar.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Os alunos da pré fizeram o aproveitamento da água restante das suas refeições, nomeadamente do almoço e fazem a rega utilizando esses aproveitamentos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Confeção de sopas e outros pratos.
Preparação da batata doce para plantação, que posteriormente será utilizada na confeção de azevias.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Alunos da pré, 3º ciclo e alunos do curso de restaurante bar
Realizada regularmente
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Antes de procedermos à sementeira fizemos uma boa mobilização superficial do solo e tivemos a ajuda do Sr. Figueiredo e do Sr. Trigo. Os alunos retiraram algumas pedrinhas, plantas infestantes e algum entulho que estava presente.
O solo é castanho escuro, muito fértil, o que favoreceu o crescimento e desenvolvimento das sementeiras. Os produtos obtidos são de excelente qualidade nutricional.
15.1. Link para a página da horta: