Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Centro de Educação e Desenvolvimento D. Nuno Álvares Pereira (Lisboa)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Desde janeiro de 2019.

2. Área aproximada da horta (m²):

30 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

10

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar, Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

72

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Algumas famílias doaram sementes e plantas para plantar na horta.
A turma B do Pré escolar dinamizou a atividade de materiais recicláveis que as crianças trouxeram de casa com a colaboração dos encarregados de educação, para construírem o espantalho para a nossa horta.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A nossa eco horta tem como objetivo aproximar os nossos alunos da natureza, promover experiências de contato com a terra, com as plantas e, experienciar atividades agrícolas e de jardinagem biológicas, promovendo o respeito e preservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.
Os alunos envolvidos desde o início do ano são os da pré e a turma 8A. Nesta última, a docente e coordenadora do programa desenvolveu o tema do Equilíbrio dos ecossistemas, abordado no 8º ano.
À medida que os trabalhos progrediram outras turmas mostraram interesse em participar, desde o 1º ciclo, 2º ciclo e CEF (turma 1A2 que se responsabilizou pela limpeza da horta no mês de maio).
Ao nível da comunidade escolar, nomeadamente os Encarregados de Educação, ajudaram a construir o espantalho que protegeu as nossas sementeiras.
Os legumes produzidos foram distribuídos pelas turmas do Curso de Restaurante Bar, que os utilizaram para confecionar alguns pratos fornecidos no Bar Pedagógico. Os docentes e assistentes técnicos e pedagógicos também tiveram a possibilidade de usufruir dos legumes provenientes da horta,
As metas que atingimos são:
- o gosto pela jardinagem e agricultura biológica;
- hábitos de preservação e manutenção da horta;
- dinamizar o espaço exterior;
- experimentar diferentes estratégias de aprendizagem;
- Observar e investigar o desenvolvimento de plantas e sementes e produtos agrícolas.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A manutenção e a repartição das tarefas foi realizada tendo em conta a disponibilidade das turmas envolvidas, e as necessidades, com mais regularidade às 5ª feiras à tarde, pelos alunos do 8A. As turmas do pré-escolar, pela proximidade que tem ao terreno, realizaram a rega quando necessário. As restantes turmas plantaram consoante a disponibilidade de espaço.

7. Como é feita a preparação do solo?

A preparação do terreno foi feita pelos alunos do pré-escolar e 8ºA. Os alunos começaram por arrancar as ervas daninhas que tinham nascido no verão, apanhar as folhas velhas e cultivos secos.
O Sr. Figueiredo ajudou os alunos mais velhos a preparar o terreno para as sementeiras. Os alunos do pré-escolar, ajudados pelas docentes, também o fizeram.
A fertilização do terreno foi feita com recurso ao composto do compostor instalado junto à horta.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

A nossa horta possui um compostor que é "alimentado" com resíduos orgânicos biodegradáveis provenientes da cozinha do Curso de Restaurante Bar (restos de alimentos não cozinhados), restos de plantas e aparas da relva e borras de café recolhidas nos estabelecimentos comerciais próximos da escola (Café da Marina e Leitaria da Junqueira).

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Centeio, alfaces, cebolo, alho, tomate, couve galega, couve coração, beterraba, nabo, espinafres, cenouras.
Morangos.
Aromáticas: erva-cidreira, hortelã-pimenta, salsa

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Até ao momento, aproximadamente entre 30 a 50kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Fornecimento do Bar Pedagógico, do Curso de Restaurante Bar.
Confeção de algumas refeições pelos alunos da pré, com auxílio dos docentes.
Oferta de um pequeno cabaz aos elementos da direção, docente e outros elementos da comunidade escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita regularmente e consoante a necessidade, pelos alunos e pelos funcionários envolvidos (Sr. Figueiredo e Sr. Trigo).
Os alunos da pré fizeram o aproveitamento da água restante das suas refeições, nomeadamente do almoço e fazem a rega utilizando esses aproveitamentos.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Foi feita uma monitorização semanal. A professora coordenadora e os alunos destacados para a tarefa verificaram se existia caracóis, lagartas ou pulgões, que poderiam ser as principais ameaçadas na nossa hora. Mas felizmente, não foram detetados.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aproveitamento das sobras de água do almoço para a rega da horta.
Confeção de sopas e outros pratos.
Preparação da batata doce para plantação, que posteriormente será utilizada na confeção de azevias.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aula prática no Centro Cultural Casapiano

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Atividade de compostagem
Alunos da pré, 3º ciclo e alunos do curso de restaurante bar
Realizada regularmente

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A nossa horta é ensolarado, bem drenado, protegido dos ventos e tem uma boa vedação.
Antes de procedermos à sementeira fizemos uma boa mobilização superficial do solo e tivemos a ajuda do Sr. Figueiredo e do Sr. Trigo. Os alunos retiraram algumas pedrinhas, plantas infestantes e algum entulho que estava presente.
O solo é castanho escuro, muito fértil, o que favoreceu o crescimento e desenvolvimento das sementeiras. Os produtos obtidos são de excelente qualidade nutricional.

15.1. Link para a página da horta:

https://www.facebook.com/CrescerComAHortaNAP