Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Monte (Fafe)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Uma forma de escoar os produtos da nossa horta foi a colocação de molhos de hortaliças nas grades da nossa escola. A atividade foi um sucesso, os produtos foram recolhidos pelos pais que muito elogiaram esta atividade. O impacto foi positivo ao ponto de pais que ainda não haviam participado doassem sementes e apresentassem sugestões para rentabilizar os produtos tal como uma feira de alimentos.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Na horta, junto das alfaces, plantámos o cebolo.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Couves, alface e nabiças, várias molhas.
Outras culturas estão em crescimento.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Atividade realizada uma vez com com a participação de todos os alunos na confeção da salada e degustação da mesma. Alguns pais reportaram-nos o entusiasmo dos filhos na colheita e confeção realçando o sabor da mesma.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Todos os alunos realizaram aulas no horta, uma vez por período, com o respetivo professor titular e com o apoio dos auxiliares. Os alunos puderam observar o crescimento das culturas, retiraram ervas daninhas, regaram e fizeram a limpeza e manutenção da horta e das culturas. Alguns alunos afirmaram que construíram a sua própria hortar caseiras em vasos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Distribuição de nabiças pela comunidade, expostas no gradeamento da escola. A atividade foi altamente positiva e de grande agrado dos pais, os quais sugeriram a realização de uma feira para escoar os produtos.
Participação ativa na recolha de desperdícios alimentares biológicos para o compostor.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: