Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Externato São Miguel (Ovar)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

Os nossos alunos a preparar a terra, sujar as mãos é uma alegria.
Não há erva que resista!
Os nossos alunos a preparar a terra, sujar as mãos é uma alegria. Não há erva que resista!
Depois da terra estrumada com estrume de cavalo.
Toca a remexer a terra...ferramentas e vontade não faltam!
Depois da terra estrumada com estrume de cavalo. Toca a remexer a terra...ferramentas e vontade não faltam!
Vamos começar a plantar? 
Alface, tomate cherry, couve roxa, morangos...
Vamos começar a plantar? Alface, tomate cherry, couve roxa, morangos...
Não desperdiçar água na rega é fundamental!
Não desperdiçar água na rega é fundamental!

horta em março

Que alegria é ver o fruto do nosso trabalho a crescer!
Que alegria é ver o fruto do nosso trabalho a crescer!
Já há morangos!
Já há morangos!
Um bom aproveitamento do espaço da horta é fundamental para o crescimento saudável das culturas.
Um bom aproveitamento do espaço da horta é fundamental para o crescimento saudável das culturas.
Vamos inspeccionar a nossa horta à procura de bichinhos que possam estar a comer a nossa plantação.
Vamos inspeccionar a nossa horta à procura de bichinhos que possam estar a comer a nossa plantação.

horta em maio

Que dia feliz!
Hoje na salada vamos ter tomate cherry da nossa horta.
Que dia feliz! Hoje na salada vamos ter tomate cherry da nossa horta.
A nossa sopa hoje vai ter mais vitaminas!
A nossa sopa hoje vai ter mais vitaminas!
Morangos... que delicia!
Morangos... que delicia!
A nossa horta é o nosso orgulho e continua a dar-nos muitas alegrias!
A nossa horta é o nosso orgulho e continua a dar-nos muitas alegrias!

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A nossa horta existe desde 28/5/2021

2. Área aproximada da horta (m²):

60m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

6

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Todas

3.3. N.º de alunos envolvidos:

69

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta despertou o interesse dos alunos para o cultivo, assim como para o processo de germinação/plantação e o crescimento das plantas. Para além do referido os alunos foram igualmente consciencializados para a importância de comer alimentos saudáveis e biológicos.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Semanalmente as turmas do Externato, assim como os alunos da Escolinha, dirigem-se à horta onde recolhem plantas infestantes ou pedrinhas e fazem a rega.

7. Como é feita a preparação do solo?

Inicialmente é feita uma mobilização superficial do solo e é colocado um pouco de fertilizante para o preparar para a plantação. Todas as plantas infestantes são retiradas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Cultura da alface, tomate cherry, couve roxa e morangos.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Os kg dependem muito de qual a cultura que estamos a falar.
Ao nível dos tomates cherry foram colhidos cerca de 10kg.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

O destinos dos produtos da horta é a cantina escolar.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Sim. É feita uma vistoria muito regularmente, a horta costuma ser regada de manhã para a água poder ser
absorvida durante o dia pelo solo e a plantação é feita de forma diversificada.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Esta atividade foi realizada uma vez. Estavam envolvidos 15 alunos e a respetiva professora. Na disciplina
de Estudo do Meio, os alunos aprenderam a distinguir seres vivos de não vivos e registaram os seres que
viam. A turma também aprendeu o ciclo de vida das plantas através da observação da semente até ao fruto.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Esta atividade foi realizada uma vez. Estavam envolvidos 15 alunos e a respetiva professora . Na disciplina de Expressões , os alunos foram desafiados a criar uma moldura com elementos da natureza.
Ao mesmo tempo, eles aprenderam que na Natureza há plantas que nascem de forma espontânea , sem a influência do ser humano.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: