Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

14 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

25 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

3

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Pré-escolar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

55

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

5

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Doação dos produtos por troca de sementes, plantas e materiais para a horta.
As flores são para oferta em momentos de aniversário e para decorar os espaços.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

São os funcionários que dentro do seu horário de trabalho, repartindo as tarefas , e após a realização das funções da escola, que realizam as atividades de manutenção.

7. Como é feita a preparação do solo?

A mobilização do solo é feita com recurso a métodos tradicionais (recorrendo a trabalho manual com utilização de instrumentos agrícolas tradicionais).
A fertilização é feita com restos orgânicos, cinzas e borras de café, etc.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Ervas aromáticas
Flores
Produtos hortícolas da época (ex: favas, cebolas, ervilhas, alhos, alfaces, morangos, framboesas, courgetes, pepinos, feijões)

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Pequenas quantidades que variam de acordo com as condições naturais.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Doação dos produtos por troca de sementes, plantas e materiais para a horta.
As flores são para oferta em momentos de aniversário e para decoração dos espaços.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Feita com mangueira e regador com a água recolhida por um bidão.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, sempre que são realizados trabalhos na horta. Ainda não foram verificadas pragas e doenças.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ao longo do ano letivo, e de acordo com a disponibilidade de produtos, são divulgados para que a comunidade escolar os possa adquirir.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

As flores produzidas para oferecer em momentos de aniversários e para decorar os espaços escolares.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos do pré-escolar realizaram a atividade "Germinação das sementes" nas suas aulas, verificaram as condições favoráveis à germinação e controlaram o crescimento. Posteriormente, dirigiram-se à horta para fazer a plantação.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta:

http://www.aves.edu.pt/website/index.php/2012-12-24-13-24-47/ano-letivo-2015-2016/erasmusmais/65-ecoescolas