Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra (Coimbra)
A Nossa Horta Bio
Horta grande (superior a 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/209817077854478
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Tem sido noticia em órgãos de comunicação social da região e da cidade de Coimbra, por exemplo a reportagem da RUC - Há vida(s) nesta cidade » https://www.ruc.pt/podcast/ha-vidas-nesta-cidade/politecnico-de-coimbra-promove-ecocampus-na-comunidade, espaço para atividades de verão de alunos do summer ISEC (https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/186440206858832), oferta de produtos da horta a instituição da cidade (https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/171153551720831).
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Brevemente vamos avançar para a criação de uma caixa de compostagem com restos de comida da cantina.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/209817077854478
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/278981097604742
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/278402450995940
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/305055184997333
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Com os 2 projetos finais de curso associados à horta das Licenciaturas em Engenharia Informática e Engenharia Mecânica pretende-se que a horta seja "inteligente" e com aplicação de rega gota-a-gota.
Brevemente também será implementado uma experiência de um laboratório do IPN...
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/209817077854478
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/278981097604742
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/134635835372603
Visita de pessoas externas à horta
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/185734560262730
Atividade do Summer ISEC na horta
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/186440206858832
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/186440206858832
Sopa de espinafres da horta na cantina do ISEC
https://www.facebook.com/ecocampusisec/posts/231978815638304
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
O mais importante são as PESSOAS!
15.1. Link para a página da horta: