Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Vendas Novas)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

Um ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

Menos de 50 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Estudo do Meio e Oferta Complementar

3.3. N.º de alunos envolvidos:

70

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Este ano, verificou-se menos envolvimento dos pais/famílias.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

As crianças observam de forma direta a vida de algumas plantas.
As crianças aprendem a cuidar das plantas.
Os adultos que passam pela escola espreitam o cantinho da horta e tecem alguns elogios.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Como são crianças de 6 e de 7 anos, os trabalhos de manutenção da horta são distribuídos semanalmente por grupo turma. A turma responsável cuida da horta acompanhada pela professora e por uma auxiliar.

7. Como é feita a preparação do solo?

As crianças arrancaram as ervas que estavam no solo e limparam o espaço.
Foi pedida ajuda para retirar as ervas e revolver o solo.
O solo recebeu fertilizante animal (estrume de cavalo) antes de receber as plantas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface, feijão, abóbora, tomate, ervas de cheiro...

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A horta é regada com água da rede pública.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Não.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Tivemos muitas formigas.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Neste ano letivo, talvez devido à idade das crianças, a nossa horta não foi tão bem sucedida como a do ano letivo anterior. Não conseguimos alcançar os nossos objetivos.

15.1. Link para a página da horta: