Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Jardim de Infância de Seide S. Miguel (Vila Nova de Famalicão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Nos alunos é evidente o elevado grau de satisfação que sentem de cada vez que cultivam, tratam e colhem o que plantaram. Verifica-se ainda o cuidado que têm com as plantas quando estão a limpar as ervas daninhas. Salienta-se ainda a motivação acrescida das crianças para o consumo de produtos hortícolas. Evidencia-se a importância que atribuem à horta pois em alguns casos incentivaram os pais a criarem uma horta em casa.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
7. Como é feita a preparação do solo?
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
As crianças têm a tarefa de todos os dias levarem os resíduos orgânicos ao compostor e o funcionário da junta acrescenta as folhas das sebes e a relva.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Aromáticas: salsa - coentros - cidreira - hortelã - alecrim - rosmaninho - funcho.
Frutícolas: morangueiro - maracujeiro - pereira - macieira - figueira - cerejeira - laranjeira - tangerineira - framboeseira - amoreira - limoeiro.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Durante os períodos que não há água da chuva, os adultos à vez (mediante uma tabela calendarizada) regam com água do poço que está acessível através de uma torneira e mangueira colocada estrategicamente no meio da horta.
No verão a rega é feita diariamente e nas outras épocas do ano verifica-se primeiro o estado de seca do solo e só depois é que se rega.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Esta atividade realizou-se mais de 20 vezes envolvendo rotativamente as 45 crianças, sendo que a faziam duas de cada vez.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Todas estas aprendizagens são transmitidas pelas crianças aos seus pais, revelando-se uma forma de comunicação de conhecimentos.
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
E como as nossas refeições são confecionadas localmente, pretendemos também criar alguma sustentabilidade no consumo de hortícolas e frutícolas.
Deste modo, estamos a educar para o futuro. E para que todos tenham a possibilidade de aprender a cultivar e se sintam envolvidos neste projeto, dividimos as turmas em pequenos grupos que trabalham à vez sob orientação de um familiar responsável.
Foi construída uma pequena estufa neste espaço para, durante o inverno podermos ter alface e tomate para as saladas.
Evidenciamos ainda o reconhecimento da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão às boas práticas de cultivo da horta biológica, ao atribuir, em 28 de setembro de 2018, o Selo Visão25 ao nosso jardim-de-infância.
Com a divulgação da nossa horta nas redes sociais incentivamos outras escolas a criarem as suas hortas.
15.1. Link para a página da horta: