Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta atual foi recriada há três anos. Estamos no quarto ano.

2. Área aproximada da horta (m²):

510 m²

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e Desenvolvimento

3.3. N.º de alunos envolvidos:

30

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

2

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

Os Encarregados de Educação têm colaborado apenas de forma indireta, ajudando os seus educandos na concretização de algumas tarefas preparatórias realizadas fora do espaço propriamente dito. Ajudaram também com a doação de algumas sementes e aquisição de alguns produtos.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

O impacto da horta é ainda muito diminuto dada a dificuldade em motivar professores para dinamizarem mais atividades com os seus alunos na horta. Além disso, na atribuição das tarefas pelo órgão de Gestão às assistentes operacionais não estão contempladas ações na horta, por isso, todo o trabalho é feito em horário extra, em regime de voluntariado e muita carolice, pelo que a manutenção se torna complicada.
Da mesma forma, nem sempre é possível gerir o horário do professor com o dos alunos e os afazeres escolares para garantir um trabalho contínuo e de qualidade na horta.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

Este ano a repartição de tarefas centrou-se apenas numa turma, o 9º T2. Tudo é organizado em aula de Cidadania e Desenvolvimento e foram os alunos que abraçaram o Programa ECO-escolas que fizeram a manutenção da horta.
O maior problema é assegurar a manutenção em tempo de interrupção das atividades letivas.

7. Como é feita a preparação do solo?

A limpeza é feita com a ajuda de funcionários da Junta de Freguesia no início do ano letivo, logo que as condições atmosféricas o permitem.
Este ano, todo o processo se tem revelado muito complicado devido à falta de chuva que retardou e inviabilizou o plantio e desenvolvimento de algumas culturas que gostaríamos de ter feito.
A manutenção é feita depois pela professora responsável e pelos alunos da equipa.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Ervas, aparas recolhidas na preparação de refeições no refeitório da escola e em casa de professores e funcionários, borras de café, folhas secas recolhidas em outros espaços exteriores da escola.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

As culturas estão em espaços divididos.
Pontualmente, juntamos alfaces com cebola roxa; tomateiros com cebolinho ou alhos.
As aromáticas, como o alecrim ou a alfazema, têm sido plantadas em vários pontos da horta com o objetivo de afastar insectos indesejáveis e captar os que são benéficos.
Plantamos a hortelã junto com a couve para afastar as lagartas.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Tudo tem sido produzido em pequenas quantidades. O objetivo tem sido diversificar culturas para ajudar a enriquecer o terreno que não é muito fértil. A título de exemplo, produzimos 5 kg de cebola roxa ou 40 kg de favas.

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São vendidos a alunos, pais, professores e assistentes operacionais. São estas pequenas vendas que nos permitem obter verbas para a compra de novos utensílios e melhorar as instalações do espaço.
Este ano estamos a tentar criar uma zona de pomar para estimular ao consumo da fruta natural entre os jovens.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

A rega é feita, habitualmente, duas vezes por semana, no final do dia, depois do horário da escola ter terminado, pelo que só pode ser assegurada pelas professoras e pela funcionária. Pontualmente, os alunos participam desta atividade, quando é necessário no momento de plantações.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim. Até agora as situações registadas não são graves e temos conseguido controlá-las misturando culturas e com alguma soluções que aprendemos nos webinars proporcionados pelo ECO-escolas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

No ano anterior tivemos um ataque de piolho na ameixeira que parece ter sido controlado, embora este ano o nº de frutos existente seja bem inferior aos anos anteriores, mas o tempo seco também não tem permitido um bom desenvolvimento de alguns frutos.
Continuamos a ter muitas formigas e caracóis, problema que ainda não conseguimos controlar de todo.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Este ano, e ainda no rescaldo da pandemia e o novo aumento de casos, não conseguimos realizar o festival de sopas que gostaríamos de ter organizado. Assim, as atividades da horta estão ainda mais circunscritas a quem nela trabalha.
Feira na escola: as vendas têm lugar à sexta-feira, ou mediante encomenda, em qualquer outro dia da semana (se os produtos estiverem prontos a ser colhidos).

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Aulas na horta: os professores de Ciências Naturais foram quem mais usou o espaço da horta para aulas alusivas ao tema biodiversidade.
Este ano, a curiosidade dos alunos teve também como foco a compostagem: como se processa e, essencialmente, quanto tempo demora a criar efetivamente um fertilizante natural para se poder usar na terra.
Também em GD houve trabalho na horta para conceção de uma maquete de todo o espaço.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Dar azo à criatividade e ao engenho artístico: espaço de lazer e decoração da horta a ser recriado pelos alunso do 9º T2.
Também os alunos do 11º ano de AV, nas aulas de Geometria Descritiva , estão a conceber uma maquete da horta , onde se contempla a futura instalação de uma pequena estufa, tal como se propõe no projeto aprovado do Clube de Ciência Viva a iniciar em setembro de 2022.

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

A horta é um dos projetos que integra a candidatura do nosso Agrupamento de Escolas à criação do Clube de Ciência Viva e ao Programa Erasmus para 2022-2023. Com o projeto financiado, esperamos conseguir, finalmente, no próximo ano letivo, algum apoio para melhoria das condições desejadas para um bom funcionamento da horta.

15.1. Link para a página da horta:

A nossa horta continua a não ter uma página própria. A divulgação é feita apenas no monitor colocado no átrio central da escola, na página do Agrupamento e através da página do facebook da professora coordenadora.