saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2 anos
2. Área aproximada da horta (m²):
24 m2
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
8
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
Cidadania e desenvolvimento, Ciências da Natureza e Física e Química
3.3. N.º de alunos envolvidos:
120
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
3
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
As famílias são envolvidas na obtenção das sementes e das plantas para o cultivo da horta com uma frequência de 4 a 5 vezes por ano.
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Aquisição de hábitos alimentares saudáveis como por exemplo comer o pão misto com alface da horta, acompanhar a refeição com legumes, aumentar o consumo da fruta ...
Produção de chás para consumo no bar da Escola. Alguns alunos reproduziram pequenas hortas com os pais em casa, vão poder transmitir toda a sua paixão e dedicação em torno da horta e ao mesmo tempo que proporcionam momentos de convívio diferenciadores e em perfeita sintonia com o melhor do campo. As hortas são um passo para nos tornarmos sustentáveis e devem fazer parte de qualquer escola, varanda, terraço ou até mesmo de um telhado.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
A horta está dividida em 6 camas de cultivo (‘growbeds’), cada um está entregue a uma turma do 2º ciclo, que faz a plantação e a sua manutenção, com a orientação do respetivo Diretor de Turma e das coordenadoras do Eco-Escolas.
7. Como é feita a preparação do solo?
Os alunos removem as ervas daninhas e revolvem a terra. Depois vão ao compostor e adicionam à terra o composto e voltam a revolver a terra. De seguida plantam e semeiam o que trouxeram de casa. Regam e fazem o controlo manual das ervas daninhas.
8.1. Se sim, como e com que materiais?
Com os materiais que saem da cantina, do bar da escola e de alguns alunos e professores que trazem de casa os resíduos orgânicos, que são colocados nos minicompostores e no grande compostor. Aos seis mini-compostores foram adicionadas minhocas para produzirem humus.
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Alface branca e rocha, rúcula, couve lombarda, couve galega, brócolos, couve flor, morangos, tomates, ervas aromáticas, flores comestíveis e cidreira.
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
4 kg
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
Consumo interno da escola, Bar e Cantina.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
As pequenas caixas de cultivo têm um sistema de autorega e autonutrição. Também fazemos a recolha da água da chuva com bidões para depois regarmos a horta e jardins.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
Retiramos plantas fracas, temos cuidados com o solo (usamos cobertura morta, compostos orgânicos, etc), fazemos rotação de plantas e alguma diversidade, desinfetamos as ferramentas, entre outros métodos de prevenção. Também atraímos inimigos naturais para a horta, que são insetos que irão predar os insetos “praga”, e assim fazer o controle, como os louva-deus e as joaninhas.
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Ação de formação "aulas na horta" para professores e funcionários para aprenderem a manusear as 6 camas de cultivo, a terra, a autorega, a nutrição da hora, as plantas a cultivar, a compostagem e hábitos de vida saudáveis, a começar pela alimentação e pela substituição de sal pelas ervas aromáticas. Realizamos 1 ação neste ano letivo.
Atividade 2:
Descrição:
Concurso "A minha horta é a mais cuidada" para incentivar os alunos de cada turma a cuidar melhor da sua horta. Realizamos 3 concursos, um em cada período letivo.
Atividade 3:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Cria momentos de convívio descontraídos, animados entre professores, alunos e auxiliares.
Envolve os Encarregados de Educação em atividades da Escola.
15.1. Link para a página da horta: