Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Básica de Arões - Santa Cristina (Fafe)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

2 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

24 m2

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

8

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cidadania e desenvolvimento, Ciências da Natureza e Física e Química

3.3. N.º de alunos envolvidos:

120

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

3

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

As famílias são envolvidas na obtenção das sementes e das plantas para o cultivo da horta com uma frequência de 4 a 5 vezes por ano.

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

Aquisição de hábitos alimentares saudáveis como por exemplo comer o pão misto com alface da horta, acompanhar a refeição com legumes, aumentar o consumo da fruta ...
Produção de chás para consumo no bar da Escola. Alguns alunos reproduziram pequenas hortas com os pais em casa, vão poder transmitir toda a sua paixão e dedicação em torno da horta e ao mesmo tempo que proporcionam momentos de convívio diferenciadores e em perfeita sintonia com o melhor do campo. As hortas são um passo para nos tornarmos sustentáveis e devem fazer parte de qualquer escola, varanda, terraço ou até mesmo de um telhado.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A horta está dividida em 6 camas de cultivo (‘growbeds’), cada um está entregue a uma turma do 2º ciclo, que faz a plantação e a sua manutenção, com a orientação do respetivo Diretor de Turma e das coordenadoras do Eco-Escolas.

7. Como é feita a preparação do solo?

Os alunos removem as ervas daninhas e revolvem a terra. Depois vão ao compostor e adicionam à terra o composto e voltam a revolver a terra. De seguida plantam e semeiam o que trouxeram de casa. Regam e fazem o controlo manual das ervas daninhas.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Com os materiais que saem da cantina, do bar da escola e de alguns alunos e professores que trazem de casa os resíduos orgânicos, que são colocados nos minicompostores e no grande compostor. Aos seis mini-compostores foram adicionadas minhocas para produzirem humus.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface branca e rocha, rúcula, couve lombarda, couve galega, brócolos, couve flor, morangos, tomates, ervas aromáticas, flores comestíveis e cidreira.

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

4 kg

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Consumo interno da escola, Bar e Cantina.

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

As pequenas caixas de cultivo têm um sistema de autorega e autonutrição. Também fazemos a recolha da água da chuva com bidões para depois regarmos a horta e jardins.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Retiramos plantas fracas, temos cuidados com o solo (usamos cobertura morta, compostos orgânicos, etc), fazemos rotação de plantas e alguma diversidade, desinfetamos as ferramentas, entre outros métodos de prevenção. Também atraímos inimigos naturais para a horta, que são insetos que irão predar os insetos “praga”, e assim fazer o controle, como os louva-deus e as joaninhas.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Ação de formação "aulas na horta" para professores e funcionários para aprenderem a manusear as 6 camas de cultivo, a terra, a autorega, a nutrição da hora, as plantas a cultivar, a compostagem e hábitos de vida saudáveis, a começar pela alimentação e pela substituição de sal pelas ervas aromáticas. Realizamos 1 ação neste ano letivo.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Concurso "A minha horta é a mais cuidada" para incentivar os alunos de cada turma a cuidar melhor da sua horta. Realizamos 3 concursos, um em cada período letivo.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Cria momentos de convívio descontraídos, animados entre professores, alunos e auxiliares.
Envolve os Encarregados de Educação em atividades da Escola.

15.1. Link para a página da horta: