Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica de Bom Nome (Santo Tirso)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Através da horta, os professores, trabalharam os mais variados temas, tendo sido muito benéfico para os alunos. Estes, ao longo do ano letivo tiveram oportunidade de observar diretamente o crescimento e o desenvolvimento das espécies cultivadas tendo consumido alguns dos produtos na cantina da escola.
Em suma, no contexto escolar, a horta, trouxe benefícios tanto para professores, como para os alunos, no sentido de se ter usado a interdisciplinaridade e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los na cozinha ou no lanche escolar, o que os auxiliou na promoção da sua saúde.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Os alunos do pré escolar trataram das sementeiras para posteriormente serem colocadas na horta.
Os alunos do 1ºciclo foram os responsáveis pela limpeza do terreno, da plantação, da rega, da colheita e também a manutenção da horta.
A manutenção também foi assegurada pelos auxiliares de ação educativa.
7. Como é feita a preparação do solo?
Para a fertilização, utilizou-se adubo natural, como o pó das capsulas de café usado e as cascas de fruta, como por exemplo cascas de maçã, pera, etc.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Estimulação parea uma alimentação saudável e reforço da ingestão de fruta.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Anãilse do Conto "Caldo de Pedra" de Maria Teresa dos Santos Silva.
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: