Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola Secundária Pinheiro e Rosa (Faro)

A Nossa Horta Bio

Horta grande (superior a 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

desenho/croqui da horta

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

3 anos

2. Área aproximada da horta (m²):

200

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

2

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

O Homem e o Ambiente_ Percurso Integrado de Educação e Formação

3.3. N.º de alunos envolvidos:

12

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A horta funcionou como uma âncora destes alunos relativamente à escola. Se inicialmente se mostraram reticentes no que diz respeito à sua participação nas atividades da horta, progressivamente foram sendo cativados. A horta funcionou como um elo de ligação com os professores, criando-se um ambiente de respeito e responsabilidade pelas tarefas.
Os produtos da horta foram/são utilizados na Cozinha Pedagógica e distribuído pela comunidade escolar em troca de um valor simbólico.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

No âmbito da disciplina, " O Homem e o Ambiente" , os alunos desenvolvem as atividades da horta sempre acompanhados pelos professores que vão orientando e supervisionando os trabalhos. Dado as características/perfil destes alunos, é com entusiasmo e motivação que se mobilizam para a realização das atividades da horta. Os alunos propuseram os produtos a cultivar.

7. Como é feita a preparação do solo?

O terreno foi preparado inicialmente através do trabalho manual com enxada e posterior com recurso a uma motoenxada. Os alunos voluntariam-se rotativamente para preparar o solo. Os fertilizantes utilizados foram borras de café e composto cedido pela Algar. Também foi utilizado algum composto produzido na compostor da escola.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Aparas de relva e ervas arrancadas da horta, cascas de batatas, restos de vegetais (verdes), folhas secas(castanhos). Várias turmas da escola estão envolvidas no processo de compostagem, trazendo de casa, materiais verdes.

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Batatas;
Batata doce;
Favas;
Ervilhas;
Couves variadas;
Cebolas;
Alhos;
Cebolinho;
Alfaces;
Abóbora;
Brócolos;
Melancias;
Manjericão;
Salsa;
Coentros;
Rabanetes;
Espinafres;
Cenouras;

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Batatas (10 kg)
Favas (40 Kg)
Couves (30 unidades)
Alfaces (6 unidades)
Cenouras (2 Kg)
Cebolas ( 2 Kg)

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

Comunidade escolar

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Existe projeto para recolha da água das chuva, que será iniciado no próximo ano.
A horta é regada com mangueira e regador.
Já existe projeto para rega automatizada gota a gota.

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, semanalmente. Apenas se verificou o crescimento de ervas daninhas, que foram retiradas pelos alunos manualmente.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

Apenas se verificou o crescimento de ervas daninhas, que foram retiradas pelos alunos manualmente.

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Aulas na horta: duas vez por semana, 12 alunos participam nas atividades preparação do terreno, plantação/sementeira, rega. São momentos de participação ativa dos alunos e de franco envolvimento dos mesmos. Estes alunos, frequentam um Curso PIEF( Percurso Integrado de Educação e Formação) manifestam por vezes alguns comportamentos menos adequado em sala de aula, no entanto na horta, estas situações não se verificam e os alunos empenham-se verdadeiramente no trabalho que desenvolvem. A horta tem constituído assim, uma excelente estratégia de ligação destes alunos à escola e na melhoria dos seus comportamentos.

Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

Alguns produtos da horta são disponibilizados para Cozinha Pedagógica, onde os alunos do Curso Profissional de Técnico de Cozinha/Pastelaria confecionam sopas e saladas e para o refeitório da escola.

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os produtos da horta quando obtidos em alguma quantidade são vendidos na escola a preços simbólicos

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

15.1. Link para a página da horta: