Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Até à sua implementação o terreno só tinha erva, os vizinhos não passavam para este lado da rua.
Desde que o Leroy Merlin( maio de 2021), nos ajudou na implementação duas zonas de lazer(e serviços especiais), com a horta no centro, passamos a ter vizinhos junto do muro, a falarem connosco sobre a diferentes plantas e a trocar ideias .
Um dos vizinhos ofereceu-nos algumas sementes de Tagetes que semeamos.
Os alunos gostam de ir colher salsa, hortelã, espinafres, aromáticas e rabanetes para fazer a refeição e algumas flores para decoração da mesma.
Somos autossuficientes em hortelã e tomilho, hortelã da ribeira.
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Posteriormente fez algumas sementeiras( novembro), favas, ervilhas, rabanetes, coentros, cenouras, plantou couves, rabanetes e alfaces .
Na próxima semana uma turma de nível 4 vai fazer a monda e preparar a terra para a sementeira de março que será feita por outra turma.
7. Como é feita a preparação do solo?
As pedras e ervas são retiradas.
Foi feito numa ponta da horta um monte com borras de café que são retiradas do bar da escola todas as sextas feiras, a que se juntou o pó de casca de ovo (preparado na cozinha).
Depois de serem misturadas vão ser espalhadas no solo para fertilização do mesmo.
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
O sitio escolhido não foi muito favorável!
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Cenoura - Rabanetes
Espinafres- couves- alfaces
Beterraba – pepinos
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Rabanetes- 3kg
Espinafre- 5kg
Fisálias- 1,200 Kg
Alfaces- 1kg
Beterrabas o,200g
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
10. Apresentar um desenho/croqui da horta:
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
De seguida, alguns dos alunos desta turma foram colher e preparar os picantes da forma que aprenderam na aula.
Preparação de Pickles.
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Esta foi servida no refeitório da escola fazendo parte da ementa do dia
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
Estão mais sensíveis conscientes, que para a profissão que querem abraçar têm que ser preocupados com os produtos utilizados e o desperdício alimentar.
Quando se deslocam há horta para apanhar alguma coisa, vão muito felizes porque vão utilizar no prato ou na sua decoração, legumes ou flores que semearam e viram crescer.
Sabem que não foi utilizado nenhum agrotóxico, simplesmente solo, borras de café e casca de ovo.
15.1. Link para a página da horta: