Hortas Bio nas Eco-Escolas

Edição 2021/22

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

A Nossa Horta Bio

Horta pequena (até 50m²)

horta em janeiro

horta em março

horta em maio

saber mais sobre a nossa horta bio

questionário

1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?

A horta como see encontra agora há cerca de 10 meses

2. Área aproximada da horta (m²):

Aproximadamente 40 metros quadrados

3. Quem trata da horta?

3.1. N.º de professores envolvidos:

4

3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:

Cozinha e Educação Física

3.3. N.º de alunos envolvidos:

40

3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:

0

4. As famílias são envolvidas?

4.1. Como e com que frequência?

5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:

A escola está implementada num bairro habitacional!
Até à sua implementação o terreno só tinha erva, os vizinhos não passavam para este lado da rua.
Desde que o Leroy Merlin( maio de 2021), nos ajudou na implementação duas zonas de lazer(e serviços especiais), com a horta no centro, passamos a ter vizinhos junto do muro, a falarem connosco sobre a diferentes plantas e a trocar ideias .
Um dos vizinhos ofereceu-nos algumas sementes de Tagetes que semeamos.
Os alunos gostam de ir colher salsa, hortelã, espinafres, aromáticas e rabanetes para fazer a refeição e algumas flores para decoração da mesma.
Somos autossuficientes em hortelã e tomilho, hortelã da ribeira.

6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?

A turma de cozinha do nível 5 preparou o terreno.
Posteriormente fez algumas sementeiras( novembro), favas, ervilhas, rabanetes, coentros, cenouras, plantou couves, rabanetes e alfaces .
Na próxima semana uma turma de nível 4 vai fazer a monda e preparar a terra para a sementeira de março que será feita por outra turma.

7. Como é feita a preparação do solo?

Limpeza é feita com sachos.
As pedras e ervas são retiradas.
Foi feito numa ponta da horta um monte com borras de café que são retiradas do bar da escola todas as sextas feiras, a que se juntou o pó de casca de ovo (preparado na cozinha).
Depois de serem misturadas vão ser espalhadas no solo para fertilização do mesmo.

8. É feita compostagem?

8.1. Se sim, como e com que materiais?

Estamos a pensar voltar a fazer.
O sitio escolhido não foi muito favorável!

9. Quais as culturas / consociações instaladas?

Alface - Couve
Cenoura - Rabanetes
Espinafres- couves- alfaces
Beterraba – pepinos

9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:

Favas- 10 Kg
Rabanetes- 3kg
Espinafre- 5kg
Fisálias- 1,200 Kg
Alfaces- 1kg
Beterrabas o,200g

9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?

São confecionados na cozinha da escola ou doados a uma instituição.

10. Apresentar um desenho/croqui da horta:

11. É feita recolha da água da chuva?

11.1. Como é feita a gestão da rega?

Regamos no período da manhã com água da rede, mas de forma a ser toda aproveitada

12. Monitorização de pragas e doenças:

12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?

Sim, de dois em dois meses.

12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?

12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?

13. Existem animais de criação ligados à horta?

13.1. Se sim, que espécies?

14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:

Feira na escola
Feira na comunidade
Confecção de sopas e outros pratos
Concursos
Aulas na horta
Outra

Outra, qual?

14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:

Atividade 1:

Descrição:

Em outubro, quando os piri-pires estavam prontos para serem colhidos, um chefe de cozinha deu a sua aula na horta.
De seguida, alguns dos alunos desta turma foram colher e preparar os picantes da forma que aprenderam na aula.
Preparação de Pickles.


Fotografias:

Atividade 2:

Descrição:

os alunos confecionaram uma magnifica sopa de espinafre com grão.
Esta foi servida no refeitório da escola fazendo parte da ementa do dia

Fotografias:

Atividade 3:

Descrição:

Os alunos decoram os pratos servidos no Restaurante Aplicação com flores comestíveis aromáticas e rabanetes, semeados na nossa horta .

Fotografias:

15. Outros aspetos de realce da horta:

Poder acompanhar todo o processo de crescimento do que é semeado na horta faz dos alunos pessoas mais responsáveis pelo ambiente, principalmente com o meio que os rodeia.
Estão mais sensíveis conscientes, que para a profissão que querem abraçar têm que ser preocupados com os produtos utilizados e o desperdício alimentar.
Quando se deslocam há horta para apanhar alguma coisa, vão muito felizes porque vão utilizar no prato ou na sua decoração, legumes ou flores que semearam e viram crescer.
Sabem que não foi utilizado nenhum agrotóxico, simplesmente solo, borras de café e casca de ovo.

15.1. Link para a página da horta: