Hortas Bio nas Eco-Escolas
Edição 2021/22
Escola Básica do Sobral (Soure)
A Nossa Horta Bio
Horta pequena (até 50m²)
saber mais sobre a nossa horta bio
questionário
1. Há quanto tempo existe uma horta na escola?
2. Área aproximada da horta (m²):
3. Quem trata da horta?
3.1. N.º de professores envolvidos:
3.2. Disciplinas que mais participam na dinâmica da horta:
3.3. N.º de alunos envolvidos:
3.4. N.º de funcionários da Escola envolvidos:
4. As famílias são envolvidas?
4.1. Como e com que frequência?
5. Apresentar exemplos do impacto da horta na comunidade e nos alunos:
Degustaram com satisfação os legumes da horta
6. Como é organizada a manutenção da horta e a repartição de tarefas?
Cada turma plantou no espaço que lhe foi atribuído, depois de, primeiramente, plantado em vasos, devido ao mau tempo (chuva), para que as plantas ficassem mais resistentes.
Cada turma atribuiu as tarefas da manutenção da horta pelos alunos da turma (rega pela manhã pelos alunos que chegam antes da hora de entrada e rega ao fim do dia pelos alunos que vão para casa mais tarde, rotativamente)
7. Como é feita a preparação do solo?
A fertilização não foi efetuada este ano, dado ser o primeiro ano e ter sido a CMS que construiu a horta, colocando a terra dentro de uma vedação de madeira.
Esperamos fazer a fertilização do solo, no próximo ano, recorrendo à compostagem ou vermicompostagem (dado que temos muitos resíduos da Fruta Escolar).
8. É feita compostagem?
8.1. Se sim, como e com que materiais?
9. Quais as culturas / consociações instaladas?
Espinafre/feijão
Alface/pepino
9.1. Quantidade (kg) aproximada de produtos produzidos:
Houve colheita pontual de alfaces, cenouras, pepinos, espinafres e couve.
9.2. Qual o destino dado aos produtos da horta?
A couve foi cortada para "caldo verde" e oferecida aos alunos para levarem para casa.
11. É feita recolha da água da chuva?
11.1. Como é feita a gestão da rega?
Uma turma elaborou um sistema de rega "gota a gota" recorrendo à reutilização de garrafas pet, cotonetes e palitos.
12. Monitorização de pragas e doenças:
12.1. É feita monitorização de pragas e doenças? Como e com que frequência?
12.2. Houve ataques de pragas e/ou doenças?
12.3. Se sim, quais e como foram combatidas?
13. Existem animais de criação ligados à horta?
13.1. Se sim, que espécies?
14. Assinale outras atividades que se realizam em torno da horta:
Outra, qual?
14.1. Das que assinalou, descreva até três que considera mais significativas, referindo para cada uma o número de vezes que se realizou durante o ano, número de pessoas envolvidas, tipo de participação dos alunos, impacto na comunidade e outros aspetos relevantes:
Atividade 1:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 2:
Descrição:
Fotografias:
Atividade 3:
Descrição:
Fotografias:
15. Outros aspetos de realce da horta:
15.1. Link para a página da horta: